Investimentos em startups sofrem queda após registrar pico em meados de 2015
Por Elena Costa
30 de outubro de 2017 às 07:47 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O ‘peak startup’ chegou e isso significa que o mercado está desacelerando para esse ciclo e retornando para o ponto que estava 6, 7 anos atrás. Segundo o TechCrunch a queda pode ser observada no volume de negócios e dólares realizadas por este mercado.
Para chegar nesta conclusão foram comparados o volume de mercado e dólares dos 5 principais investidores dos EUA: Califórnia, Nova York, Massachusetts, Washington e Texas. Eles utilizaram esses estados porque juntos representam mais de 65% dos mais de 55.800 empreendimentos de risco conhecidos nos EUA.
Como vemos no gráfico abaixo, houve um pico no começo de 2015 e depois o início de um declínio, ou seja, o mercado está voltando para onde estava 6, 7 anos atrás.
O TechCrunch afirma ter verificado os dados do pico após o seu jornalista Jon Evans demonstrar esse fato em reportagem e confirmar que o pico veio e foi. O jornalista comentou os motivos que levaram a queda do venture capital.
Evans disse que “todos nós vivemos revoluções mundiais maciças de hardware – o crescimento da internet e a adoção de smartphones – assumimos erroneamente que outro está ao virar da esquina”. Reiterou que passamos por duas ondas: a primeira foi a da internet e a segunda do smartphones.
Já a terceira, segundo Evans, está ocorrendo devido aos investimentos em AI, VR/AR, carros autônomos, drones e outras tecnologias. Mas como “não há um caminho previsível para a adoção generalizada devido as despesas para construir esses sistemas e do menor fornecimento de talentos, esta terceira onda é, para modificar ligeiramente o título de um romance Cormac McCarthy, nenhum país para empresas jovens”. Ou seja, são grandes empresas que estão liderando esta.
Contudo, muitas startups de outras áreas estão ainda levantando investimentos e sendo adquiridas por grandes empresas. Aprenda sobre a captação de investimentos com o e-book “Manual Básico para Captação de Investimentos”, para que você saiba o melhor momento de começar a buscar capital para a sua startup.
(Via Tech Crunch)
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários