Saiba por que inteligência artificial foi um “trending topic” em Davos

Por José Eduardo Costa
27 de janeiro de 2020 às 13:52 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Fórum Econômico Mundial, maior encontro de lideranças de governos e empresas do mundo, terminou na última sexta-feira (24) e a tecnologia, depois de questões relacionadas ao clima e a sustentabilidade do planeta, foi o tema mais discutido em Davos, na Suíça. E junto com os avanços tecnológicos vêm as questões relacionadas à necessidade de maior capacitação da mão-de-obra.
Um dos estudos apresentados em Davos foi o Global Talent in the Age of Artificial Intelligence Report, realizado pela escola francesa de negócios Insead, em parceria com o Google.
O relatório explora como o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) está mudando a natureza do trabalho e forçando uma reavaliação das práticas no ambiente de trabalho, estruturas corporativas e ecossistemas de inovação.
“A inteligência artificial é uma das coisas mais profundas em que estamos trabalhando como humanidade. É mais profundo do que o fogo ou a eletricidade”, disse Sundar Pichai, o presidente da Alphabet, empresa controladora do Google, em entrevista na quarta-feira (22), em Davos, na Suíça.
Resumidamente, as principais conclusões da pesquisa Global Talent in the Age of Artificial Intelligence Report foram estas:
- A Inteligência Artificial é inevitável. Ela já está presente na sua vida, mesmo sem que você se dê conta disso. Se você usa o Waze, faz compras na Amazon, tem conta no Facebook e faz pesquisa no Google, a Inteligência Artificial já o encontrou;
- A expansão de tecnologias e serviços que usam a Inteligência Artificial exige uma requalificação maciça da força de trabalho;
- Os trabalhadores precisarão de treinamento em adaptabilidade, inteligência social, comunicação e resolução de problemas;
- A aprendizagem ao longo da vida irá desempenhar cada vez mais um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades para promover empatia, criatividade, capacidade de decisão e liderança, que provavelmente continuarão sendo atividades exclusivamente humanas.
Escalabilidade e expansão dos negócios
Como empreendedor, compreender as possibilidades de tecnologias como a Inteligência Artificial significa antever caminhos para expandir os negócios. Em um primeiro estágio, é preciso compreender o valor dos dados. Todo algoritmo de Inteligência Artificial utiliza um banco de dados estruturado.
Leituras recomendadas
Com um mínimo de organização da informação da sua empresa, você é capaz de colocar um software trabalhando para prever suas vendas ou fazer a gestão do estoque, por exemplo. Para saber mais sobre a Inteligência Artificial e suas aplicações, veja nossas recomendações de leitura sobre o tema.
Ouça o nosso podcast sobre Inteligência Artificial
Se você prefere aprender ouvindo, confira aqui o podcast da StartSe, o MVP, sobre “O que é inteligência artificial?” Ele está disponível no Spotify, Deezer ou Apple Podcasts.
Acqui-hire: Aquisição de conhecimentos
Por conta do desafio de capacitação em Inteligência Artificial e da necessidade de expandir de forma acelerada os negócios, as startups brasileiras estão praticando uma modalidade de aquisição (compra de ativos) conhecida como Acqui-hire.
Neste modelo, a empresa comprada dá à compradora o capital intelectual de seus funcionários. No início deste ano, o Nubank comprou a sua primeira empresa com um objetivo: trazer os engenheiros e profissionais de tecnologia para sua equipe. E, na semana passada, o iFood comprou a startup mineira Hekima, de inteligência artificial, justamente pelo formato acqui-hire.
O Governo brasileiro começa a estruturar iniciativas para fomentar a pesquisa e aplicação de Inteligência Artificial. Ainda assim, estamos muito distantes na corrida tecnológica (e no domínio deste conhecimento) em relação aos outros países do mundo.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários