Instituto TIM participa da primeira edição do SP Conecta
Por Lucas Bicudo
24 de agosto de 2016 às 11:19 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Cinco projetos do Academic Working Capital (AWC), programa realizado pelo Instituto TIM, que apoia a criação de produtos e negócios inovadores a partir de trabalhos de conclusão de curso (TCC), irão participar da primeira edição do SP Conecta, evento que tem o objetivo de fortalecer as conexões dentro do ecossistema de startups, ajudando os empreendedores a acelerarem seus negócios e contribuírem para o fortalecimento do setor.
Em sua segunda edição, o AWC destacou três projetos para participar do SP Conecta:
O Staat, da Universidade Federal de São Carlos, que envolve a criação de um espectrofotômetro de baixo custo capaz de realizar análises químicas e matemáticas de objetos. A solução está sendo direcionada para auxiliar dentistas na identificação da resina que mais se assemelha à coloração natural do dente do paciente
O Periodiza, também da Universidade Federal de São Carlos, que tem a proposta de oferecer uma ferramenta de periodização de treinos em academias ou coordenados por personal trainers. O projeto proporciona escalabilidade e atendimento individualizado: os usuários terão acesso às informações a fim de elevar a qualidade do treino e receberão atualizações indicadas para cada perfil.
E a Impressora de Metais, da USP e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que é capaz de imprimir joias em prata e ouro de acordo com o desenho feito no computador, sem o uso de processos caros e complicados. Propõe um novo meio de produção, que diminui o tempo de processo, reduz custos e facilita a replicação das peças. As primeiras peças em prata já foram impressas e o próximo passo é recolher impressões de designers sobre a qualidade das joias.
Além deles, outras duas startups da edição de 2015 do programa, o Mvisia e Tech Talk, completam o time para apresentar seus negócios e compartilharem suas experiências e aprendizados com profissionais da área.
A primeira oferece soluções tecnológicas que utilizam visão computacional e inteligência artificial para controlar a qualidade e automação de processos no agronegócio. Entre os produtos da empresa, estão: seletora de mudas de flores, seletora de mudas de eucalipto, separadora de mudas de cana-de-açúcar e calibradora eletrônica de tomates.
E a segunda fornece uma plataforma de atendimento automatizado via telefone com o uso de inteligência artificial, que proporciona um diálogo fluido e mais humano com o cliente. Voltado para pequenos e médios estabelecimentos, também pode ser usado como atendente ativo, realizando ligações para vender produtos ou confirmar presença em eventos. Atualmente, a equipe do Tech Talk está trabalhando na primeira implementação da solução em uma clínica de odontologia. O sistema auxiliará no agendamento e confirmação de consultas.
Os selecionados recebem apoio financeiro e consultoria técnica para a criação do produto e passam por workshops para estruturar seu modelo de negócio e sistema de produção.
“Participar do SP Conecta é uma forma de reconhecer a importância do AWC no desenvolvimento do ecossistema de inovação paulista. Vamos levar o que já acontece dentro do projeto para o encontro, ou seja, trocar experiências e orientar outros iniciantes a criar negócios inovadores e prontos para encarar os desafios do mercado”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários