Instituto TIM participa da primeira edição do SP Conecta

Avatar

Por Lucas Bicudo

24 de agosto de 2016 às 11:19 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Cinco projetos do Academic Working Capital (AWC), programa realizado pelo Instituto TIM, que apoia a criação de produtos e negócios inovadores a partir de trabalhos de conclusão de curso (TCC), irão participar da primeira edição do SP Conecta, evento que tem o objetivo de fortalecer as conexões dentro do ecossistema de startups, ajudando os empreendedores a acelerarem seus negócios e contribuírem para o fortalecimento do setor.

Em sua segunda edição, o AWC destacou três projetos para participar do SP Conecta:

O Staat, da Universidade Federal de São Carlos, que envolve a criação de um espectrofotômetro de baixo custo capaz de realizar análises químicas e matemáticas de objetos. A solução está sendo direcionada para auxiliar dentistas na identificação da resina que mais se assemelha à coloração natural do dente do paciente

O Periodiza, também da Universidade Federal de São Carlos, que tem a proposta de oferecer uma ferramenta de periodização de treinos em academias ou coordenados por personal trainers. O projeto proporciona escalabilidade e atendimento individualizado: os usuários terão acesso às informações a fim de elevar a qualidade do treino e receberão atualizações indicadas para cada perfil.

E a Impressora de Metais, da USP e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que é capaz de imprimir joias em prata e ouro de acordo com o desenho feito no computador, sem o uso de processos caros e complicados. Propõe um novo meio de produção, que diminui o tempo de processo, reduz custos e facilita a replicação das peças. As primeiras peças em prata já foram impressas e o próximo passo é recolher impressões de designers sobre a qualidade das joias.

Além deles, outras duas startups da edição de 2015 do programa, o Mvisia e Tech Talk, completam o time para apresentar seus negócios e compartilharem suas experiências e aprendizados com profissionais da área.

A primeira oferece soluções tecnológicas que utilizam visão computacional e inteligência artificial para controlar a qualidade e automação de processos no agronegócio. Entre os produtos da empresa, estão: seletora de mudas de flores, seletora de mudas de eucalipto, separadora de mudas de cana-de-açúcar e calibradora eletrônica de tomates.

E a segunda fornece uma plataforma de atendimento automatizado via telefone com o uso de inteligência artificial, que proporciona um diálogo fluido e mais humano com o cliente. Voltado para pequenos e médios estabelecimentos, também pode ser usado como atendente ativo, realizando ligações para vender produtos ou confirmar presença em eventos. Atualmente, a equipe do Tech Talk está trabalhando na primeira implementação da solução em uma clínica de odontologia. O sistema auxiliará no agendamento e confirmação de consultas.

Os selecionados recebem apoio financeiro e consultoria técnica para a criação do produto e passam por workshops para estruturar seu modelo de negócio e sistema de produção.

“Participar do SP Conecta é uma forma de reconhecer a importância do AWC no desenvolvimento do ecossistema de inovação paulista. Vamos levar o que já acontece dentro do projeto para o encontro, ou seja, trocar experiências e orientar outros iniciantes a criar negócios inovadores e prontos para encarar os desafios do mercado”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!