Conteúdo efêmero – por que a sua empresa deveria usá-lo imediatamente!

Instagram Stories, Snapchat e Facebook Stories ampliam os horizontes do seu negócio

0
shares

Não é de hoje que percebemos que aquele conteúdo (foto ou vídeo) que some depois de um certo período de tempo, chamado de “ephemeral content” (conteúdo efêmero), vem ganhando espaço na estratégia de marketing das empresas.

Tudo começou com o Snapchat, app em que o conteúdo postado sumia após 24 horas. Esse app conquistou um público bem jovem, que gosta de ficar conectado e não perder nada: e, se você não visse um conteúdo nas primeiras 24 horas após a sua publicação, não poderia mais vê-lo. O público adorou!

Aí veio o Instagram e criou o Stories, que funciona da mesma forma. Como o Instagram já era consolidado no mercado com toda a parte de publicação de fotos e vídeos, começou a ganhar adeptos rapidamente e tirou o reinado do Snapchat, sendo que em janeiro de 2018, o Stories já tinha 400 milhões (!) de usuários diários, contra 191 milhões do Snapchat.

O Facebook, que também é proprietário do Instagram, vendo o sucesso do Stories, logo o estendeu ao Facebook também.

Mas o que justifica esse sucesso todo e por que a sua empresa deveria usar o conteúdo efêmero, principalmente do Instagram Stories?

Bem, depois que o Instagram deixou de mostrar posts por ordem cronológica e começou a mostrá-los por relevância, o Stories tem sido um ótimo modo de fazer com que a sua marca apareça para o seu seguidor e fique em sua mente. Ela vai estar sempre ali no topo da página dos seguidores, então é provável que acabem vendo-a.

E não é só isso: se você obtiver grande influência no Instagram, seus Stories podem aparecer também no topo da página “Explorar”, onde são destacados os conteúdos mais relevantes, e isso pode fazer com que você amplie exponencialmente o seu alcance. Fantástico, não?

Além disso, antigamente, para criar vídeos, as empresas costumavam contratar agências ou produtoras especializadas nisso, que cobravam uma fortuna para fazê-los. E, se precisasse contratar modelos, o vídeo poderia ficar infinitamente mais caro. Hoje, com um smartphone (sim, qualquer um pode criar Stories), basta apenas fazer vídeos ou fotos, adicionar textos, emojis, etc. e o seu conteúdo efêmero está concluído. Os Stories podem ser live (aqueles em que você os grava ao vivo) ou também pré-definidos, aqueles em que você monta tudo previamente e já os posta prontinhos.

Um fator importante pelo sucesso do conteúdo efêmero é o famoso FOMO (fear of missing out - medo de ficar por fora, de perder algo), que rola nas redes sociais. Com medo de perder algo e não poder ver mais, as pessoas ficam mais tempo conectadas e checam o seu Instagram de tempos em tempos para ver os novos Stories que entraram. É aquela velha história da escassez e urgência, do agora ou nunca, que acaba fazendo com que as pessoas tomem decisões mais rapidamente e os ciclos de vendas sejam bastante reduzidos, o que é ótimo para as empresas.

Outro fator interessante é que a sua empresa pode testar, testar e testar, sem grandes consequências. Primeiro porque não precisa investir muito. Segundo porque pode tirar os Stories do ar a qualquer momento, caso não sejam bem sucedidos. E, mesmo que os deixem, eles desaparecem depois de 24 horas! Então dá para errar e corrigir o erro rapidamente.

Outra particularidade dos Stories é que você pode adicionar links que levam ao site da sua empresa. Nos posts do Instagram você não pode fazer isso e fica limitado a dizer “veja o link na Bio”. E aí, se você quiser colocar um link para cada imagem ou vídeo, terá que ficar atualizando o tempo todo (e se a pessoa vir um link antigo, o que está na bio já não terá mais nada a ver com ele). No Stories, você adiciona o link e aí basta que o visitante deslize a tela para cima para vê-lo. Dá para adicionar hashtags também.

Finalmente, você não tem que se preocupar com o horário em que vai postar. Quando você posta uma foto ou vídeo na sua timeline, tem que ficar fazendo testes para ver em qual momento o seu público se engaja mais. No Stories, você pode publicar em qualquer horário. Afinal, o conteúdo ficará disponível por 24 horas!

Consegui te convencer da importância desse conteúdo?

Seguem algumas dicas do tipo de conteúdo que você pode postar nos Stories:

  • Demonstrações de produtos ou serviços / Tutoriais
  • Teasers de novidades ou lançamentos de novos produtos
  • Alguma particularidade do seu negócio, como a linha de produção, por exemplo
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Descontos e Promoções, entre outros.

Crie conteúdo que engaje, que faça com que as pessoas queiram ver mais, comentar, compartilhar com amigos, clicar e comprar!

E agora, você deveria sentir o tal FOMO e correr para criar os seus Stories “ontem” mesmo!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários