Graças ao conselho da mãe, empreendedor hoje funda empresa de US$ 500 milhões

Avatar

Por Júlia Miozzo

11 de Maio de 2015 às 11:37 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Desde sempre, flores têm sido a maneira padrão para expressar qualquer sentimento, como o de amor, de arrependimento e de apoio. Isso já seria o suficiente para ninguém pensar em competir com a indústria pilar de gestos e sentimentos, certo?

Não para Tariq Farid, que possuía uma floricultura em 1999, quando teve a ideia por trás da Edible Arrangements. Ele começou a brincar com fatias de abacaxi e cortes em formatos de flores, mesmo que fosse dito para “permanecer com as flores, que estava perdendo meu tempo e dinheiro em buquês de frutas”, disse ao Business Insider.

“Isso será excelente”, foi o que sua mãe disse quando Farid levou um dos arranjos pela primeira vez para a casa. E, segundo ele, esse foi todo o encorajamento que precisou para começar o novo negócio. Além disso, ele lembra-se de comentar sobre o negócio com um profissional respeitado da região – e a reação do especialista foi nada mais do que rir, lembrando Farid de que ele estava no negócio de flores e que deveria focar no que conhecia melhor. “Ninguém está fazendo isso, então não sei por que você acha que será bem sucedido”, foram as palavras.

Basta dizer que, hoje, a empresa vale US$ 500 milhões e é líder da indústria, com mais de 1.200 franquias. Inclusive, alcançou a 40ª posição na lista das 500 melhores franquias da revista Entrepreneur. “Em meu coração, eu sabia que tinha um vencedor, e foi isso que me levou a seguir a ideia, apesar dos conselhos de ‘especialistas’”, disse Farid.

O feedback negativo que recebeu dos especialistas – e os positivos de seu mais confiável mentor – rapidamente ensinaram-no uma lição valiosa: “Você não deve ter medo de ir contra os conselhos de especialistas quando, em seu coração, você acredita que a direção que quer tomar é a certa”. Ele afirma que os líderes não devem ignorar pesquisas ou os conselhos recebidos toda a vez, pois, na maioria dos casos, essas informações devem assumir um papel importante. Mas é fácil super analisar um produto ou serviço e esta análise estar errada, disse.

Da mesma maneira, ser um empresário de sucesso ou professor universitário não significa que a pessoa tem sempre o melhor conselho. “Eles geralmente não são mais especialistas que sua mãe”, disse Farid.

“Estas são vezes nas quais você precisa ficar firme e você, apenas você, terá de fazer uma decisão impactante para o futuro de seu negócio. Normalmente, essas decisões pedem que você vá contra a opinião geral”, foi a explicação do empreendedor.