9 dicas para quem quer empreender e evitar erros comuns
Por Isabela Borrelli
8 de agosto de 2018 às 23:37 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Durante a segunda edição do Gramado Summit, Tania Gomes, CEO da startup 33e34, falou sobre o recente fechamento do negócio que já tinha pouco mais de três anos e do que ela aprendeu durante o período empreendendo.
Segundo ela, uma das principais lições é: se o empreendedor não conseguir levar seu produto ou serviço para o mercado, não passa de um produto. Mas não foi só. Gomes deu 9 dicas preciosas que colecionou durante os últimos três anos na direção do negócio:
1. Tenha a ideia
Sim, o que mais conta é a execução, mas ter uma ideia não deixa de ser vital. “Criei a startup em setembro e em outubro a Exame fez uma matéria sobre nós. Eu não tinha nem site! Tive que fazer uma landing page para coletar e-mails de interessadas e em 3 dias conseguimos 10 mil assinaturas. Foi o nosso MVP“, conta.
2. Seja foda
Ao receber um prêmio da Pequenas Empresas Grandes Negócios, Tania era uma das únicas mulheres no palco. “O nosso ecossistema ainda é muito desigual. Falta negros, gays, mulheres. Apesar disso, sempre que me perguntam se é possível ser uma mulher empreendedora, eu falo que sim!”.
3. Estude
Conhecer o próprio mercado, o produto, os concorrentes, entre outros, são partes indispensáveis de ser um empreendedor.
4. Construa pontes
“Outros empreendedores já viveram seus problemas, já receberam investimentos e podem te ajudar! A pessoa sentada ao seu lado pode ser um potencial cliente. Faça parte e incentive a comunidade e o ecossistema”, defende.
5. Tenha propósito
Para a empreendedora, para ter um negócio é preciso, acima de tudo, ter um propósito. O que ele entrega para o seu cliente? Qual é o valor disso para ele? Gomes contou que era comum receberem na 33e34 histórias emocionantes de clientes: “Nós não vendíamos sapatos, nós entregávamos um sonho”.
6. Construa cultura
“A cultura devora a estratégia no café da manhã, por isso, se você tem um colega que fala mal da sua empresa e que contamina o ambiente, sem propostas positivas, ele não é ideal”, aconselha.
7. Construa sua marca
Para Gomes, é muito comum o discurso de primeiro ver se o negócio vai dar certo para depois registrar a empresa e construir a marca. “Primeiro dia de abertura do negócio é preciso ter CNPJ e uma boa história e, para isso, tenha propósito”.
8. Entenda sobre investimento
“Investidores tem um monte de palavras que a gente tem que entender o que é SA, debênture subordinada, mútuo conversível, entre outros. Dinheiro aumenta o tamanho da pista, mas acaba muito rápido”, alerta a empreendedora. Para ela, ao pedir um investimento é preciso ter claro o uso que será feito do dinheiro.
9. Não venda sua alma
“Olhe sempre além da foto”, pede. O motivo é simples: segundo ela, é fácil se deixar seduzir por fotos produzidas de revistas e de produtos, mas o que realmente interessa é entender o que está por trás da foto, pois empreendedor é quem faz a foto acontecer.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários