Gastos para abrir um negócio são em média de R$8.300, mas podem variar até 600%

Avatar

Por Paula Zogbi

21 de janeiro de 2016 às 12:12 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Entre obtenção de CNPJ, criação de identidade visual, cartões de visita e site, abrir um negócio é algo custoso para o empreendedor. Mas alguns acabam gastando muito mais do que outros para conseguir alcançar seus sonhos – até 600% a mais, de acordo com um levantamento da plataforma oHub.

O site, que reúne mais de 25 mil prestadores de serviço B2B e oferece o serviço de cotação para empreendedores, realizou cotações e comparações até chegar á conclusão de que o preço médio para a abertura de um negócio no Brasil é de R$8.300, como mostra na tabela abaixo:

O levantamento levou em consideração 97 prestadores de serviços em 11 estados brasileiros, entre novembro e dezembro de 2015. A maior variação, como observado, foi na parte de material gráfico – para produzir um logotipo a variação foi de 2,216%, por exemplo. A menor variação foi observada no registro de marca. “Ainda nesse caso, corre-se o risco de pagar o dobro se não pesquisar bem”, observa Alexandre Pajola, idealizador do oHub.