Fundadora de startup dá 4 dicas para manter produtividade ao longo do dia

Avatar

Por Júlia Miozzo

2 de outubro de 2015 às 10:08 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Comandar um negócio pequeno não é fácil. “E ser uma pessoa produtiva todos os dias é um dos maiores desafios”, disse Becca Brown, cofundadora e sócia da Solemates, uma linha de produtos femininos para cuidados com os pés, ao Business Insider.

Antes, Becca era executiva da Goldman Sachs, e hoje ela afirma que alguns atrasos e contratempos são inevitáveis para o dono de qualquer pequeno negócio. “Acredito que essa seja a diferença quando se tem a própria empresa – você sempre quer estar a frente e fazer as coisas acontecerem mais rápido, então acha que tem que ser super produtivo”, ela disse.

Confira as técnicas de Becca para se manter produtiva durante o dia:

Ela faz listas ainda no papel
“Isso pode ser antigo, mas funciona para mim”, ela disse. “É algo que sempre fiz – desde o Ensino Médio e faculdade até hoje”.

Ela possui um pequeno caderno em sua mesa, onde escreve o que quer fazer a cada dia. Quando ela completa cada tarefa, ela a elimina. “Mesmo que eu não consiga terminar tudo, eu consigo acompanhar o que está pendente e, como um bônus, fazer isso me dá um sendo de produtividade conforme eu completo as coisas”.

Ela desenha esquemas em uma lousa branca
“Quando criei a Solemates, eu realmente tinha uma lousa branca em meu apartamento, e nós sempre as usamos em nosso escritório. Elas são uma maneira de ilustrar nossos compromissos e metas de longo e curto prazo e elas promovem discussões valiosas sobre tarefas que precisam ser feitas para atingirmos tais metas”, explicou. Ela ainda reforça que acredita muito na visualização de um projeto.

Ela cria lembretes de calendário
“Eu comecei a usar esses lembretes em meu calendário mais e mais”, disse. Ela estabelece datas limite e notificações e então é avisada quando um evento ou prazo está se aproximando. “Ao invés de colocar o lembrete apenas para o dia, eu tenho que me notificar um dia, semana ou mês antes, porque acredito que me preparar e ter tempo para me preparar é uma tática melhor”.

Ela faz pausas
“Eu aprendi que, para ser produtivo, você precisa fazer pausas”, ela disse. “Você não pode sustentar diversas maratonas sem ter um tempo de relaxamento mental e físico”.