Fundador da Even e Nortis dá dica para grandes empresas inovarem

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

27 de novembro de 2017 às 10:54 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Carlos Terepins criou a Even em 2002. Ele possui uma longa trajetória com a empresa, mas é esta é só uma parte de sua carreira. Aos 63 anos de idade, Terepins também é empreendedor da Endeavor há quatro anos. Agora, ele mudou a própria carreira e uma das responsáveis por isso é a sua nova empresa, a Nortis.

Terepins compartilhou um pouco de sua trajetória em uma palestra no evento “Marketing League”, realizado pela Sampa Comunicação com apoio da StartSe. Ele confessou que tem uma dificuldade natural com as novas tecnologias, e nota que operar mudanças em um ambiente conservador é complicado.

Mas inovar em uma grande empresa é possível. “A companhia nada mais é do que o reflexo de quem a lidera”, ele afirmou. A mudança deve vir de dentro.

A Nortis é a maneira de Terepins inovar. A empresa é descrita como “o equilíbrio entre a experiência e o olhar para o novo”. É a conexão entre a experiência de Terepins com um toque de inovação.

A Nortis traz um olhar totalmente voltado ao consumidor, trazendo uma pesquisa de mercado que define exatamente suas necessidades. “Pensamos até no varal onde o cliente pendurará as roupas de baixo, porque não ficará levando em lavanderia”, ele comentou na palestra.

A empresa considera que hoje grande parte das famílias não são formadas por “uma mãe, um pai e dois filhos” e se adequa aos metros realmente necessários para o perfil de cada cliente.

“Não acredito que meu sucesso no passado seja qualquer garantia de sucesso no presente ou fururo. O que eu posso usar é a minha experiência, mas tenho que reconhecer minhas limitações – então trago gente pra trabalhar comigo com essas facilidades, mesclando a experiência passada e sem esquecer que é mandatório ouvir o cliente”, afirmou.

Terepins só percebeu o quanto poderia crescer e onde chegar quando tinha 45 anos. “Não foi lendo um livro de autoajuda. Eu percebi que tinha espaço e resolvi tentar”, afirmou.

Em entrevista para a StartSe, ele deu o conselho para as empresas que querem inovar: “Mantenha permanentemente o espírito inquieto, sempre cultivando a dúvida e tendo um filtro crítico em relação a tanta informação e aos modismos”.

Uma boa maneira de grandes corporações inovarem é a partir da associação com startups. É a forma de conquistar a concorrência e trazer novas soluções com mais assertividade. Confira as soluções participando da Corporate Startup Innovation.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]