Facebook está dando uma lição que todo empreendedor deveria ouvir

Avatar

Por Da Redação

17 de janeiro de 2018 às 12:01 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O Facebook está fazendo um movimento que pode mudar a cara de um de seus principais aplicativos, o Messenger. Usado por 1,3 bilhão de pessoas, muito de seu uso é devido ao fato de que ele é “obrigatório” pelo Facebook. Quase ninguém morre de amores pelo Messenger (mas o WhatsApp é praticamente uma unanimidade) – ele é tido como lento e complicado.

Isso faz com que ele fira uma das leis de Steve Jobs para o sucess de um negócio ou produto: sua simplicidade. E o que o Facebook planeja para este ano é poder simplificar o Messenger e tirar a sensação de que ele é “pesado” – melhorando a experiência do usuário.

Os executivos do Facebook concordam com essa avaliação. “Nos últimos dois anos, construímos uma série de features para nos diferenciar no mercado. Muitas delas encontraram um apelo com o mercado. Outras não. Enquanto corríamos para construir essas features, o aplicativo ficou muito pesado. Essa ano vamos investir em simplificar o Messenger”, disse David Marcus, chefe de Messenger na gigante.

[php snippet=5]

Outros objetivos são mais simples para a gigante: aumentar as mensagens de vídeos e conectar negócios com os consumidores, além de melhorar as conversas em grupos. O principal, porém, é simplificar a experiência para o usuário.

Isso é uma lição para todo mundo que acha que mais features necessariamente faz um produto melhor. Não faz. A usabilidade é a chave para reter e crescer o número de usuários – produtos fáceis de usar são aqueles que acabam se dando melhor no longo prazo. Ser intuitivo é extremamente importante para qualquer negócio prosperar e muitas vezes um MVP concentra todos os atributos necessários para um produto ou negócio apresentar sucesso.

Ter sucesso não é fácil, mas ajuda ter uma metodologia clara e os conceitos corretos na hora de fazer sua startup ou de lançar o seu produto no mercado. Daqui 10 dias, teremos um treinamento espetacular em São Paulo para quem está pensando em lançar um novo negócio ou já tem um e quer sucesso. Chama Accelerator Day e conta com os maiores especialistas da StartSe para ajudar o seu negócio a explodir. Não perca.