"Eu nunca tentei fazer com que o Facebook fosse legal", admite Zuckerberg

Por Da Redação
17 de novembro de 2014 às 11:45 - Atualizado há 8 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Perguntado em uma sessão de perguntas e respostas se o Facebook está ficando tedioso ou perdendo o charme, Mark Zuckerberg, seu fundador, foi bastante franco: “eu nunca o tentei fazer ser ‘legal’. Eu não sou um cara ‘legal’ e nunca realmente tentei ser ‘legal'”.
Para ele, o Facebook é uma utilidade do dia-a-dia, como eletricidade e água encanada. Assim, o Facebook seria apenas uma ferramenta de comunicação, que as pessoas podem usar para cumprir seus objetivos sociais. E essa ideia de “ambiente de conexão” tem feito o Facebook se estabilizar, enquanto outras diversas redes sociais desapareceram, como o MySpace e Orkut.
Zuckerberg não deixa de estar certo sobre uma coisa: a grande qualidade do Facebook é sua utilidade. Desde que surgiu, a rede social fez uma revolução na web que seus antecessores não fizeram. Atualmente, grande parte da discussão online é feita através do Facebook, boa parte das vendas e a audiência de portais de internet dependem da rede social. Até as eleições e as manifestações de junho de 2013 foram fortemente influenciadas pelo Facebook.
Muito do apelo de “ser legal” que o Facebook teve alguns anos atrás já foi embora. Agora, ela fica com redes sociais alternativas, como Snapchat, Instagram (que também é do Facebook) e Vine. É lá que os adolescentes brigam por “likes”, “shares” e comentários. Mas não deixam de ter uma conta no Facebook, por onde conversam com seus amigos.
Um estudo da Universidade Princeton mostrou que a rede perderá 80% da sua audiência até 2017, mas nenhuma outra rede social tem conseguido tomar seu lugar efetivamente. Seja qual for o futuro, Zuckerberg aposta na construção de uma plataforma que concentra boa parte do tráfego da internet e se tornou grande parte da vida de milhões de pessoas. Até agora, vem ganhando a aposta.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários