Empreendedorismo não se ensina, se acelera

Da Redação

Por Da Redação

20 de Maio de 2016 às 13:59 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Eu estava conversando com um amigo meu esses dias e acabamos lembrando de uma história, digamos, triste que já lemos na internet: uma professora do curso da USP, pós-doutoranda em administração de empresas, resolver “empreender”, abrir uma franquia de frozen yogurts e falir. Tudo isso em menos de 15 meses.

A Folha de São Paulo fez uma matéria sobre ela, vale a pena dar uma olhada.

Mas ela não é o ponto dessa conversa aqui. Ela é a prova de algo que eu acredito. Empreendedorismo não é algo que você possa simplesmente ensinar em faculdades ou em cursos e pronto. Simplesmente não é. É claro que é importante entender a teoria do que você está fazendo.

Te poupa MUITA dor de cabeça e colabora para o sucesso da sua empresa (pode te impedir de falir, por exemplo), mas não é um barco que você possa entrar de cabeça sem entender que empreendedorismo é uma coisa muito maior do que simplesmente entender do que se trata.

E aí você me pergunta: mas o StartSe não quer transformar milhares de brasileiros em empreendedores?

Sim e não.

Eu acredito que empreendedorismo está no sangue. Na personalidade da pessoa. Você nasceu para isso! Ou não (e não tem demérito nisso, eu juro). É uma escolha de vida, é um método de viver. É muito mais do que uma “profissão” que você aprende depois de ler uma porrada de livros.

São inúmeras dificuldades e vão ter momentos de solidão em que você provavelmente vai ter desejado nunca ter começado sua jornada empreendedora. Você precisa estar preparado para isso. Com a cabeça no lugar. De corpo e alma. E isso faz um empreendedor de verdade. O desejo, a vontade, o interesse em mudar o mundo.

Aqui no StartSe a gente não quer enganar ninguém. Somos uma empresa missionária, não uma empresa picareta. Quem assinou minha lista de e-mails e conversa comigo sabe: eu não quero enganar ninguém. É contraprodutivo ser picareta. A picaretagem nunca dura mais do que você gostaria que ela durasse. E sempre dá problema no final.

Teoria é sempre bom, mas só teoria não basta. Nunca bastou. A pessoa precisa ter aquela vontade implacável, aquele interesse genuíno. Querer ter o próprio negócio. Ser independente! Resolver os problemas que aparecem e vão continuar a aparecer! 

Dito isso…

Empreendedorismo não pode ser apenas ensinado. Mas ele pode ser acelerado. Isso ele pode. É óbvio que conhecimento pode ser transferido e que quanto mais teoria você souber, melhor. Ignorância não é virtude.

Ou você tem que aprender tudo na marra. E isso, permita-me dizer, é caro demais para a maioria das pessoas.

E isso o StartSe se propõe a fazer. Temos conteúdo de ponta para te ensinar diversas coisas e a acelerar sua startup, como este e-book. Tudo com o intuito de te fazer comer etapas, fazer acontecer mais rápido. Aprender com as lições dos outros ao invés de ter que passar com todos os problemas, certamente.

E uma das coisas mais bacanas que temos feito no StartSe é um evento chamado Accelerator Day, que está fazendo aniversário! Ali é um evento especial para você que quer acelerar sua empresa, sua ideia, conseguir sucesso. Ali se ensina o empreendedorismo do jeito certo: te acelera.

Transforma um caminho espinhoso e complicado de muito aprendizado. E esta edição é especial: você se inscreve e ganha US$ 27 mil em benefícios de nuvem na Microsoft, além de 5 contas de Office 365, 5 contas de Visual Studio e 5 licenças gratuitas de Windows.

Espero vocês lá.
Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]