Empreendedor de 29 anos cria jeito inovador de guardar dinheiro (e Google vai atrás)

Um aplicativo de celular que simplesmente calcula o quanto você pode economizar por mês, guarda e você não precisa nem pensar

Avatar

Por Da Redação

20 de fevereiro de 2015 às 10:05 - Atualizado há 5 anos

SÃO PAULO – Para muitas pessoas, guardar dinheiro é um processo complicado. Doloroso. Gente que não sabe e não faz a mínima ideia de como começar. Não demorou muito para que uma solução simples surgisse: um aplicativo de celular que simplesmente calcula o quanto você pode economizar por mês, guarda e você não precisa nem pensar. 

O Digit, como é conhecido, começou a chamar a atenção nos Estados Unidos. A ponto de chamar a atenção do Google, mostra o Business Insider. “Os bancos possuem tanto atrito e inércia que as pessoas simplesmente não guardam dinheiro”, explica Ethan Bloch, fundador da empresa de apenas 29 anos. Assim como outras diversas iniciativas norte-americanas, não deve demorar para que seja adaptada no Brasil.

Seu funcionamento é simples: assim que você se conecta ao Digit, ele analisa seu histórico de banco, seu salário, suas contas e determina o quanto você pode guardar por mês. Aí, todo mês ele subtrai aquela valor e envia para uma conta separada no Wells Fargo ou no BofI Federal Bank. O FGC americano, o FDIC, garante as aplicações – te protegendo em até US$ 250 mil. Você também pode controlá-lo por SMS, tirando e depositando dinheiro. 

O algoritmo do aplicativo consegue entender todas as mudanças que ocorrem na sua vida financeira, como promoções, bônus e demissões. Mas ele tem uma pegadinha: você não recebe nenhum rendimento sobre o dinheiro que você economizou. Todo o rendimento vai para financiar as atividades do Digit.  

O fundador diz que quer dividir algum percentual desses rendimentos com os usuários, quando a companhia poder se pagar. Durante o período de testes, que durou seis meses, os funcionários da empresa guardaram um total de US$ 600 mil. Agora, o aplicativo deverá ser lançado para o público nesta semana.