Elon Musk enfrenta o seu inferno astral

Por José Eduardo Costa
4 de junho de 2019 às 08:37 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Tesla passou anos acelerando sua produção, para fabricar os seus sedãs compactos Modelo 3 em número suficiente para satisfazer a demanda dos clientes. Agora, a fabricante de veículos elétricos está tendo de lidar com a queda de interesse do consumidor. A Tesla, no entanto, afirma que o interesse dos clientes permanece alto, apesar do declínio nas vendas.
O total de entregas caiu 31% no primeiro trimestre do ano, em comparação com os últimos três meses de 2018, para cerca de 63.000 unidades. A desaceleração ameaça as metas de crescimento da empresa e gera preocupações sobre o tamanho do “pool” de compradores para os sedãs de alto preço da empresa. Apesar disso, Elon Musk descreveu a demanda pelo Modelo 3 como “insanamente alta”.
A empresa teria que ver um crescimento substancial de vendas nos três trimestres restantes do ano para alcançar sua meta de entregar 400.000 veículos globalmente. Entre os desafios estão os preços e as pressões competitivas, dado que outras montadoras, como a Audi e a Mercedes-Benz, estão colocando nas ruas os seus modelos elétricos. A falha da Tesla em atingir sua meta de vendas levantaria dúvidas sobre a sua capacidade de pagar dívidas e financiar futuras expansões. Ciente disso, Musk iniciou um duro processo de revisão de salários, despesas de viagem e aluguel de instalações.
O preço médio de venda do modelo 3 foi de US$ 57 mil no ano passado. Musk vem reduzindo os custos para que a empresa possa manter o preço inicial em cerca de US $ 35.000. Ainda assim, o preço continua sendo um problema para alguns compradores em potencial, especialmente à medida que o benefício dos créditos fiscais cai.
As ações da Tesla despencaram 46% este ano, com investidores e analistas questionando se a demanda pelo carro atingiu o pico. Além da queda nas entregas, a empresa registrou uma das maiores perdas já no primeiro trimestre. Tesla atribuiu a queda nas vendas aos desafios de exportar o Modelo 3 para o exterior pela primeira vez.
Musk, em um sinal de que a companhia está ciente dos preços, disse em um podcast recente da indústria que espera que a futura pickup da Tesla tenha um preço abaixo de US $ 50 mil.
Pressão da China
Grande parte do crescimento projetado da Tesla é baseado na China. A empresa está correndo para abrir sua primeira fábrica de montagem no exterior, em solo chines. Musk disse que a empresa pode fabricar até 500 mil veículos este ano no mundo todo, se a Tesla conseguir que a fábrica entre em operação no quarto trimestre. A cronologia agressiva para abrir a fábrica, que começou em janeiro, foi recebida com ceticismo, dado o histo rico da Tesla de não cumprir seus prazos de entrega.
Na semana passada, a Tesla começou a receber pedidos na China para uma versão local do modelo 3, que terá um preço inicial de cerca de US $ 11 mil mais barato do que a versão atual exportada da fábrica da empresa na Califórnia. Enquanto outras fabricantes de carros de luxo, incluindo a BMW e a Mercedes-Benz, se beneficiaram do mercado chinês, as tensões comerciais entre EUA e China tendem a causar estragos à Tesla.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários