De empreendedor para empreendedor: 8 dicas para abrir um negócio

Avatar

Por Juliana Américo

13 de agosto de 2015 às 13:44 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – O brasileiro tende a ter um espírito empreendedor: sonha com o próprio negócio, o concretiza e tem uma boa dose de criatividade e preparo para não sucumbir ao fracasso.

O franqueador da Direito de Ouvir Amplifon, Frederico Abrahão, afirma que durante as suas palestras é possível encontrar várias pessoas na mesma situação. “É enorme o volume de pessoas que estão passando pelo o que eu já passei. Elas têm sede de conhecimento. A teoria é importante, mas a experiência de quem fez e ainda faz tem muito valor”.

Abrahão reuniu oito dicas fundamentais para empreendedores que querem fazer a diferença. Confira:

Crie o seu futuro
Para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental saber planejar e colocar seus objetivos em prática. Não adianta adiar decisões importantes. É preciso analisar cada situação, entender o que é possível fazer e projetar as consequências de cada decisão. “E prepare-se para agir caso suas estratégias não saírem como o planejado: assuma riscos, mas riscos calculados”.

Procure ser o melhor sempre
“É regra básica que o empreendedor acredite no seu potencial”, explica. “Se você não tiver autoconfiança, será difícil conquistar seus clientes, estabelecer parcerias e fazer o seu negócio crescer”.
A autoconfiança, no entanto, não deve ser um sinônimo de estagnação. Dificilmente um profissional que não se atualiza conseguirá se manter no topo do seu segmento por muito tempo. É preciso acompanhar as novidades, mudanças e tendências do seu mercado.

Sucesso e disciplina caminham juntos
Disciplina e persistência são duas palavras-chave para os empreendedores. Sem que haja dedicação e organização, um projeto de negócio pode até sair do papel, mas dificilmente vai decolar.

Um desafio por vez
Crie estratégias para enfrentar as dificuldades do dia a dia e para tirar os seus planos e metas do papel. O ideal é atacar um obstáculo de cada vez. Mas tenha em mente que, por mais que se planeje, é natural que algumas coisas não saiam exatamente como se esperava. “O empreendedor não pode se desesperar nesses casos. Errou? Falhou? Reveja sua rota e recomece sua caminhada o mais breve possível”.

A força da união conta a favor
Por mais capacitado que o gestor seja é impossível comandar um negócio sozinho. Mas, ao delegar as tarefas, ele precisa ter a certeza de que elas vão ser cumpridas da melhor forma possível. É aí que entra a equipe. Ter um time capacitado é primordial para que um negócio possa caminhar rumo ao sucesso.

Fuja da zona de conforto
Se você quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, aprender e fazer coisas novas é essencial. Assumir riscos e ousar é inevitável para o crescimento do seu negócio. Não estou sugerindo que se assumam riscos irresponsáveis.  “Aproveitar as oportunidades e arriscar de maneira calculada é uma forma consistente de construir um negócio bem-sucedido”. 

Sempre entregue mais do que se espera
Estar comprometido com os resultados é essencial para alcançar o sucesso do negócio. Oferecer atendimento e serviços excelentes é um dos melhores caminhos para otimizar os resultados.

Fracasso serve como aprendizado
O fracasso é uma ótima fonte de aprendizado para um empreendedor. Quem consegue fazer de seus erros uma catapulta para o crescimento profissional aprende melhor a lidar com altos e baixos de mercado e não se abala quando as coisas não saem como o esperado.