Busca por voz: a sua startup está preparada?

Avatar

Por Erica Queiroz

22 de janeiro de 2019 às 16:17 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O site da sua startup ou da sua empresa está preparado para ser encontrado numa busca de voz pela internet? De acordo com texto publicado na Forbes, a partir do ano que vem, metade das buscas  será feita por voz.

A busca por voz é aquela que, em vez de digitar um texto, você questiona o seu smartphone por voz e recebe uma resposta de forma similar, por meio de uma inteligência artificial.

Por enquanto, pelo menos aqui no Brasil, a grande maioria das pessoas ainda usa a busca por voz quando está com as mãos ocupadas e com muita pressa, mas a tendência é de que ela se torne a busca dominante em breve.

A tecnologia de busca por voz não é algo novo no mercado. A Siri da Apple foi criada em 2011, e hoje temos vários outros programas como o Google Assistant, a Cortana da Microsoft e a Alexa da Amazon.

Novo padrão

As grandes empresas já estão otimizando os seus sites para serem mais facilmente encontrados pela busca por voz. Afinal, o nosso modo de buscar via digitação é bem diferente daquele realizado por voz e, por isso, os sites devem ser adaptados para a nova realidade.

Por exemplo: quando você quer saber qual a melhor marca de roupa para usar na neve, você provavelmente digitaria “melhor roupa para neve”. Mas na busca por voz, você provavelmente perguntaria algo como “qual a melhor marca de roupa para usar na neve?”.

Essas pequenas diferenças podem gerar grandes impactos na posição em que a sua marca aparece nos mecanismos de busca. Mas lembre-se: pelo menos por enquanto, você deve otimizar o seu site para ambas as buscas.

Algumas dicas para otimizar o seu site (SEO) para busca por voz:

1. Escreva do modo como as pessoas falam
Tente escrever do modo como você e outras pessoas perguntariam algo. Assim, o seu site terá chances muito maiores de ser listado nas primeiras posições da busca por voz (vide exemplo da roupa para neve).

2. Concentre-se nas buscas locais
A maior parte das buscas por voz é focada em conteúdos locais, como restaurantes, lojas e serviços próximos. Então, utilize frases que se aproveitem de conteúdos locais (por perto, nas redondezas, nas proximidades, no bairro…).

3. Use palavras-chave mais específicas
Palavras-chave mais específicas são aquelas que variam em média de 3 a 5 palavras e que obtêm melhores resultados que as palavras amplas. Pensemos no caso de uma pequena empresa de cosméticos que ofereça um pó facial para mulheres que possuam pele oleosa. Para buscas por maquiagem para mulheres ou pó facial para mulheres, provavelmente essa empresa não apareceria na primeira página do Google. Mas para uma busca específica “pó facial para pele oleosa” ela poderia ranquear bem. Pense em como o cliente procuraria o seu produto ou serviço.

4. Crie uma sessão de FAQ
A sessão de perguntas frequentes é um dos melhores lugares para exercitar o SEO para a busca por voz, uma vez que ali você pode utilizar as palavras-chave que os usuários mais usam para chegar ao seu site. Se você tiver uma loja de roupas Plus Size, por exemplo, pode usar perguntas como “Onde encontro roupas Plus Size por perto?” e também “qual o melhor modelo de maiô para mulheres Plus Size?”.

5. Melhore a velocidade do seu site
Quando as pessoas fazem buscas por voz, geralmente elas estão com mais pressa do que quando digitam. Por isso, os sites que carregam mais rapidamente são mais beneficiados no ranqueamento. Verifique se o seu servidor responde rápido e se as imagens e arquivos estão otimizados para web. E não se esqueça de que é imprescindível ter um site responsivo!

Busque seguir essas dicas para ter um site mais otimizado para a busca por voz. Assim, quando essa busca ultrapassar a busca por digitação, você sairá na frente, obtendo os melhores posicionamentos nos mecanismos de busca disponíveis.