Como saber se você está fazendo o certo como empreendedor

Avatar

Por Júlia Miozzo

7 de Maio de 2015 às 13:13 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Começar um negócio é uma das aventuras mais intimidantes que se pode tomar, principalmente quando você percebe que está por conta própria e que não depende de outras pessoas.

Pode ser que, no processo de criar sua empresa, você não tenha a certeza do que é prejudicial ou certo para sua empresa. Pensando nisso, o Entrepreneur indicou os cinco passos que te darão a certeza que você está fazendo o certo para sua startup.

Confira:

Trabalho de equipe
Mesmo que a maioria dos empreendedores comecem seus negócios sozinhos, logo começam a perceber que outras pessoas são necessárias, principalmente para aspectos interligados à ideia de sua startup.

Alinhar-se a pessoas que possuem os mesmos valores que o seu, procuram dar seu melhor e que são dependentes quando necessário farão bem para seu negócio.

Exemplos reais
Você deve conhecer algum autor ou empreendedor de sucesso que te inspire a seguir o mesmo caminho. Leia suas obras, vá a palestras e siga os conselhos que eles dão – eles serão importantes para transformar sua ideia de startup em realidade.

Reflita
No início, fazer o máximo de coisas possível pode parecer o certo a se fazer, mas em longo prazo você perceberá que algumas coisas tomam seu tempo e outras não beneficiam, mas prejudicam a empresa.

Separe algum tempo para se questionar sobre o que valeu a pena ser feito, de todas as atividades da semana; o que foi mais bem reconhecido; quais resultados deixaram você mais orgulhoso. Dessa maneira, você saberá o que deve ou não fazer parte das atividades da startup.

Análise
Conforme novas estratégias forem implementadas em sua startup, monitore como cada uma funciona e os resultados que elas apresentam. Ou então, passe a monitorar as áreas que você mais gosta para saber se elas contribuem ou não para sua ideia central.

Para isso, utilize uma das muitas ferramentas analíticas disponíveis na internet e escolha as que melhores se adaptam às suas necessidades. Com isso, será claro no que você deve gastar mais tempo.

Desafio
Aceite o deságio de focar em sua atividade favorita do trabalho. É possível potencializar este pedaço de trabalho em algo maior e que pode ser recompensado? Tome seu tempo e crie um arquivo com a palavra que melhor descreve o esforço que mais de agrada. Em seguida, procure sinônimos e ideias dela para criar uma ideia.