Carta aberta a Eike Batista (venha para o StartSe!)

Da Redação

Por Da Redação

1 de abril de 2015 às 11:13 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Olá Eike, tudo bom com o senhor? Tenho certeza que você não me conhece. Meu nome é Felipe Moreno e eu trabalho em um portal financeiro chamado InfoMoney, o maior do Brasil. Acompanhei sua trajetória (e até escrevi um livro sobre) e posso dizer que acredito quando você fala que estará de volta.

Vejo em você garra, perseverança e foco. Outros possuem dúvidas sobre sua capacidade, mas não cabe a mim realizar esse julgamento. Gostaria de lhe fazer um convite, que pode ser uma oportunidade de dar a volta por cima e calar a boca de quem lhe critica,: junte-se ao StartSe, pois a nossa plataforma pode lhe ajudar profundamente.

O StartSe nasceu para ajudar empreendedores a encontrarem o capital inicial para colocar suas ideias em prática e conseguir criar riquezas no Brasil. A nossa intenção é fazer uma pessoa com uma ideia na cabeça e pouco dinheiro no bolso encontrar com alguém que tem o dinheiro, mas não tem a ideia. Não são os bilhões que você estava acostumado na Bovespa, mas mais de 1.000 empresas já puderam se desenvolver graças à nossa comunidade!

E com essa comunidade, você pode arranjar um investidor que acredite em você e nas suas ideias. O StartSe quer te dar todas as oportunidades para alcançá-los! Você é um ótimo vendedor, tenho certeza que vai conseguir bastante sucesso. São atualmente 1.500 investidores, 1100 mentores, 1700 startups e 3.800 empreendedores. É claro que arredondei os números, uma vez que não paramos de crescer.

Quer ter uma startup de sucesso? Cadastre-se no StartSe e fale com milhares de investidores e mentores. Acesse www.startse.com.br. É gratuito.

Sabemos como é difícil empreender no nosso País. A economia não vai bem. A confiança das pessoas também está baixo, mas isso não impede o brasileiro de batalhar atrás de seus sonhos. E assim trazemos para o Brasil uma proposta inovadora, que faz muito sucesso no exterior, para facilitar, para inovar, para poder explorar o enorme potencial dos brasileiros. E viramos uma das melhores alternativas disponíveis, tenho certeza.

Muitas vezes, acreditei que você foi mal orientado, principalmente quando a OGX começou a apresentar problemas de financiamento. Temos uma imensidão de mentores que lhe poderão ajudar você a empreender melhor, além de diversas histórias de empreendedores que venceram. Um ambiente rico de troca de ideias, crescimento e educação. Você também tem muito a contribuir para todos os empreendedores, com seus acertos, com seus erros, com todo o conhecimento que você já acumulou.

Além disso, permitimos solucionar problemas reais através do StartSe. Veja bem, praticamente todas as grandes empresas possuem problemas que não conseguem resolver por estarem engessados, a inovação dentro de grande empresa é um super desafio hoje. Podemos trazer start-ups para pensar, há uma imensidão de empreendedores inovadores que estão dispostos a ajudar. 4.000 cabeças pensam melhor do que 1, certo?

Uma grande empresa do setor financeiro já solucionou seu problema de uma maneira criativa e barata. Outras duas gigantes do setor de tecnologia logo o farão. Funciona de maneira bastante simples: a empresa lança um desafio, apresenta um problema. Todos os empreendedores da nossa base podem participar e bolar alguma solução prática para esse problema. A grande empresa vira sócia (ou compra) da ideia, dá um prêmio e resolvido! Muito mais barato do que contratar uma pessoa ou uma equipe para pensar na solução.

Algumas ideias geniais já surgiram só no 1º desafio que foi feito. Teve empreendedor que participou, chegou nas últimas fases, recebeu mentoria e conseguiu colocar sua ideia em pé e ganhar dinheiro, mesmo não ganhando o desafio feito pela empresa. Todo mundo ganhou com isso.

E com um desafio como esses, conseguimos juntar pessoas que precisavam se conhecer, além de equacionar um problema com uma solução, mostrando uma demanda real do mercado. É beneficio para todos os envolvidos! Tenho certeza que o senhor gostaria de ter tido ajuda quanto muitas coisas começaram a dar errado. Poderia ter sido fundamental. E tenho certeza que seus próximos empreendimentos não cometerão os mesmos erros e terão sucesso.

Temos uma série de produtos para lhe ajudar: matérias, palestras e até mesmo um livro já está em produção! Com a ajuda de nossa comunidade empreendedora, tenho certeza que você poderá alçar grandes voos.

Por muito tempo, você foi um ídolo para quase todos os empreendedores. Se o senhor conseguir se reerguer, tenho certeza que muitos lhe admirarão ainda mais (você vai até virar pôster na parede de muita gente!). Torço por você e torço pelo Brasil. Tenho certeza que você terá enormes benefícios de entrar na nossa comunidade.

Um abraço cordial,

Felipe Moreno

Editor de Finanças do InfoMoney & StartSe