Caos econômico faz venezuelanos abandonarem dinheiro por bitcoin

Com inflação na casa dos 900% anuais, um mercado cambial totalmente engessado e proibição de remessas de dinheiro para o exterior, a população sofre e procura alternativas

Avatar

Por Da Redação

20 de setembro de 2017 às 14:32 - Atualizado há 2 anos

A Venezuela se transformou em uma selvageria econômica nos últimos anos por conta das inúmeras medidas econômicas fracassadas de Nicolás Maduro e Hugo Chávez. A ditadura bolivariana imprimiu tanta moeda, criou tanta inflação e bancou tanto populismo barato com medidas de aumento de salário mínimo que eles perderam o controle sobre uma coisa muito importante: sua moeda, o Bolívar.

Com inflação na casa dos 900% anuais, um mercado cambial totalmente engessado e proibição de remessas de dinheiro para o exterior, a população sofre e procura alternativas. Uma delas (bem aceita pela população) tem sido o uso de bitcoins para comprar e pagar salários (fora de fugir do controle governamental), efetivamente dolarizando a economia venezuelana.

O número de usuários de bitcoin cresceu mais de 20.000% nos últimos anos por conta do caos econômico, com várias startups venezuelanas surgindo para atender a demanda, como a Surbitcoin.com e a Cryptobuyer.io.

Os venezuelanos usam as moedas para fazer uma porção de atividades, como comprar comida e remédios em países vizinhos através da internet e mandar entregar na Venezuela, ou pagar por produtos no próprio país, quando eles conseguem ser encontrados.

Há pessoas também que passaram a ganhar a vida comprando alimento e remédios com bitcoin na Colômbia e no Brasil (para não ter que fazer operação cambial, proibida) e trazem para vender na própria Venezuela.

Contudo, para não cair na malha fina do governo venezuelano, os usuários da moeda estão tentando não chamar a atenção das autoridades – para não serem presos com acusações de “manipulação econômica”. O Bitcoin é uma ferramenta sensacional para conseguir realizar pagamentos de maneira autônoma.

Vamos debater o futuro do Bitcoin no Bitcoin Conference, um evento de um dia inteiro em São Paulo para debater tendências da moeda, de outras criptomoedas e a tecnologia Blockchain. Clique no link e confira.