Campinas recebe projeto de aceleração para startups que investem na Internet das Coisas (IoT)
Por Lucas Bicudo
20 de abril de 2016 às 12:57 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Baita Aceleradora, CI&T, Icaro Tech e MATERA Systems, através do núcleo Softex Campinas, anunciaram a criação do TeN (Tech Experience Network), projeto que tem como objetivo transformar estudos de Internet das Coisas (IoT) em uma realidade palpável e massiva, unindo grandes corporações, startups, empresas de tecnologia, makers, pesquisadores, agências e profissionais de diversas áreas em um ambiente de experimentação, orientado a gerar transformação de negócios.
Localizado no polo tecnológico de Campinas, a participação de empresas no TeN se dará por quatro formas: Coordenadoras – investidoras e responsáveis por propor e gerenciar os desafios; Conectadas – são empresas, centros de P&D, startups ou universidades que tenham interesse em participar dos desafios lançados e que podem utilizar o espaço aberto para isso; Clientes – aquelas que têm um desafio que pode ser trabalhado na rede do TeN; e Parceiras – que serão fornecedoras de tecnologias, ferramentas e treinamentos que viabilizam o desenvolvimento de experimentos, ou disseminam conhecimento em IoT.
Estão confirmadas como empresas conectadas ou parceiras do TeN, a DEV Tecnologia, IMA – Informática de Municípios Associados, Rede Embarcados, Solvian, Sensedia, IBM e Telit. Outras 15 empresas deverão se juntar ao TeN em breve. Pelo site é possível realizar o cadastro de empresas, profissionais, estudantes e pesquisadores para fazer parte da rede.
“Essa rede vai unir diversas áreas como engenharias, marketing, química, biologia, dentre outras, gerando resultados inovadores. O espaço em Campinas, primeiro da rede, contará com toda a infraestrutura para o desenvolvimento de projetos, através de um modelo que reduz riscos de investimento e promove a aceleração do ciclo de inovação”, explica Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas e um dos coordenadores da rede.
“Toda a estrutura física, insumos, tecnologias e ferramentas também serão disponibilizados para startups, pequenas empresas e pessoas físicas como pesquisadores, alunos e experts para realizar atividades de aprendizado e aplicação de seus conhecimentos na busca de soluções para os desafios. O modelo em que o TeN foi criado deve potencializar a abertura de oportunidades de empregos, desenvolvimento de startups e negócios baseados no uso de IoT como um diferencial à solução de problemas ou desenvolvimento de produtos”, termina.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários