Aprenda o que, de fato, faz uma pequena empresa crescer

A partir de uma pesquisa com 3.800 empresas de pequeno porte, a plataforma Salesforce descobriu o que impulsiona esse tipo de negócio

Avatar

Por Paula Zogbi

15 de fevereiro de 2016 às 13:08 - Atualizado há 4 anos

Empreender não é tarefa fácil. Ainda assim, dados, como o da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, mostram que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo, e isso pode crescer ainda mais com o aumento das demissões.

A partir de um levantamento com 3.800 pequenas empresas de todo o mundo, a plataforma de soluções Salesforce descobriu formas de impulsionar o crescimento destes negócios, a partir da análise dos métodos que usam para fazer mais com menos.

Confira 6 dicas para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa:

1. Apps

De acordo com a plataforma, as principais pequenas empresas usam aplicativos móveis para aumentar agilidade e eficiência, seja em negócios ou serviços. Vale a pena desenvolver um app.

2. Faça análises e encontre dados

Compreender e analisar os dados faz com que as pequenas empresas tomem melhores decisões, baseando-se em seus clientes. Use ferramentas e práticas de Analytics para focar em quem importa, em tempo real.

3. Automatize marketing e redes sociais

A pesquisa descobriu que, mesmo sem disposição de grandes orçamentos para maketing, pequenas empresas conseguem bons resultados ao automatizar processos e se conectar com os clientes em tempo real via redes sociais, dispositivos móveis e plataformas de marketing no geral. Crie ferramentas para conversar com todos.

4. Retenha talentos

Empresas em crescimento se beneficiam ao manter seus funcionários satisfeitos. Valorize seus talentos.

5. Adote tecnologias rápidas

O grande diferencial de pequenas empresas é a agilidade em adotar tecnologias, o que permite liderar em inovação.

6. Foque na experiência

Uma boa apresentação ao cliente, além de conforto e agilidade no fornecimento de serviços, melhora a experiência dos clientes e é a chave para o crescimento de uma empresa de pequeno porte.