Acionista da Tesla quer tirar Elon Musk da posição de presidente

Avatar

Por Isabella Câmara

27 de abril de 2018 às 18:37 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Um dos acionistas da Tesla, Jing Zhao, apresentou uma proposta para substituir o presidente do conselho, Elon Musk. “A atual estrutura de liderança, na qual os cargos de presidente e CEO são ocupados por uma só pessoa, fornece uma liderança eficaz para a Tesla no estágio inicial. Mas agora, nessa indústria mais competitiva e em constante mudança, é cada vez mais difícil supervisionar os negócios e a alta gerência da Tesla (especialmente para minimizar quaisquer conflitos em potencial) que podem ser resultado da combinação das posições de CEO e presidente”, escreveu Zhao em sua proposta.

De acordo com Zhao, um presidente independente do conselho de administração é a prática predominante em mercados internacionais, como no Reino Unido. Mesmo nos Estados Unidos, segundo ele, grandes empresas já têm ou começaram a adotar a estratégia de um presidente independente de conselho. “A Tesla não deveria ser exceção”, disse ele. Jing Zhao, que detém 12 ações da empresa, também pontuou as posições de Elon Musk na SolarCity e SpaceX, e como o envolvimento do CEO poderia levar a conflitos no futuro.

Mas o restante do conselho já manifestou sua posição, votando contra a proposta de Zhao. Em um comunicado oficial, o conselho diz que o sucesso de Tesla não teria sido possível sem Musk no comando da diretoria e até da própria empresa. “Considerando as oportunidades futuras de crescimento e a cuidadosa execução necessária para que a companhia possa alcançá-lo, o Conselho acredita que a empresa ainda é melhor atendida com o Sr. Musk como presidente”, afirmou o conselho.

“Apesar das nossas conquistas, a companhia ainda está em um ponto em seu desenvolvimento, no qual devemos executar bem para realizar nossas metas de longo prazo. Separar os papéis de CEO e Presidente neste momento não atende aos melhores interesses. da empresa ou de seus acionistas”, finaliza.

A empresa fundada por Elon Musk é, atualmente, um dos principais players da Nova Economia. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso e-book gratuito.

[php snippet=5]

(Via: TechCrunch)