Os 9 países mais empreendedores do mundo
Por Júlia Miozzo
25 de junho de 2015 às 09:44 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – “Empreendedorismo” varia de país para país. Enquanto nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, o conceito está relacionado com startups inovadoras, em países em desenvolvimento a questão acaba virando “sobrevivência”.
Tudo o que você precisa saber para construir uma startup de sucesso está no curso “Startup de A a Z, construindo negócios campeões”. Inscreva-se agora, restam poucas vagas!
Em alguns países ser “empreendedor” é uma necessidade, tendo em vista o baixo número de empregos disponíveis. Se você não consegue um emprego, é hora de ter seu próprio negócio, criar sua própria oportunidade.
Isso se reflete no ranking dos países mais empreendedores, segundo pesquisa feita pelo grupo britânico Approved Index. O Brasil aparece em terceiro no ranking liderado por Uganda, enquanto os Estados Unidos ocupam a 41ª posição do ranking de países com maior número de empreendedores.
O ranking, baseado na porcentagem de adultos que possui ou é sócio de um negócio e já pagou salários por três meses ou mais, revelou países que nunca passaram pela mente das pessoas por conta disso. Países com desemprego alto e pouca ajuda estatal lideram a lista.
Confira:
1. Uganda
Aproximadamente 28% da população é empreendedora neste país africano. Muitos deles, inclusive, estão vendo seus negócios crescerem devido aos recentemente instalados cabos de fibra óptica que conectam inclusive as vilas mais distantes à internet.
2. Tailândia
O transporte é um dos melhores setores do país e, por isso, nas áreas turísticas é uma área que garante uma renda razoável. Cerca de 16,7% do país trabalha por conta própria, principalmente no transporte.
3. Brasil
A grande maioria dos empreendedores são vendedores. 13,8% dos brasileiros são empreendedores, dos quais quase metade são mulheres, um número muito elevado. O comércio é o setor onde predominam os empreendedores e a informalidade tem caído por conta da implantação do MEI (Microempreendedor Individual).
4. Camarões
Predominantes na indústria e serviços alimentícios, 13,7% do país são trabalhadores autônomos.
5. Vietnã
Os famosos barbeiros de rua e feiras de rua lotadas do país permitem que 13,3% da população trabalhem por conta própria.
6. Angola
12,4% da população é vendedora de rua – os chamados “zungueiros” e “zungueiras”, que compõem grande parte dos trabalhadores autônomos do país. O congestionamento do país é um dos fatores que os ajuda a vender os produtos.
7. Jamaica
Também predominam o vendedores de rua nos 11,9% dos autônomos. O governo, inclusive, incentive maior adoção de ideias empreendedoras que envolvam tecnologia.
8. Botsuana
11,1% da população são empreendedores, trabalhando principalmente com a plantação e venda trigo em tendas nas feiras.
9. Chile
Um dos países mais prósperos e estáveis da América do Sul, 11% da população escolheram ser empreendedores. É o país mais desenvolvido da lista.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários