A peculiar solidão do empreendedorismo
Por Juliana Américo
7 de abril de 2015 às 10:28 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – A ideai de empreendedorismo é sempre envolta de histórias de sucesso, independência financeira e o empresário visto como líder por todos. No entanto, o CEO da Corporate Rain International, uma empresa especializada em terceirização comercial, Tim Askew, lembra que existe um lado obscuro: a solidão.
Segundo o texto do executivo, divulgado na revista Inc., a maioria das pessoas acha que os donos de empresas são energéticos, autônomos e difíceis de lidar, uma espécie de mini mestres do universo. “No entanto, eu acredito que há um desejo enrustido na maioria de nós de se conectar com a comunidade, de forma segura e discreta”, afirma.
As amizades para os empresários são difíceis. Principalmente porque eles estão ocupados. “A maioria do nosso contato humano está dentro de nossas próprias empresas e simplesmente não é possível ter relacionamentos reais com os funcionários, ou até mesmo os seus principais executivos. Ser um chefe exige uma certa distância”.
O CEO ainda lembra que muitas vezes você não pode realmente falar honestamente sobre o seu negócio com a sua família, porque dificilmente vão entender as suas preocupações. “E mesmo que eles pudessem entender, é realmente justo sobrecarregá-los com a nossa ansiedade existencial?”.
Uma solução para esse problema são associações e conselhos de empresários que passam pela mesma situação. Segundo Maurício Cardoso, fundador do Clube do Networking, o networking pode ser uma importante ferramenta na troca de melhores práticas de gestão entre empresários.
“Parece que tudo é às escondidas quando se trata do mundo dos negócios. Sempre há tabus em relação ao que pode ser revelado, ao que é estratégico, ao que pode vir a favorecer a concorrência, entre outros. Um dos objetivos das reuniões é estabelecer laços de confiança mútua, e mostrar que a troca é possível e benéfica para todos, em diferentes níveis de gestão”, explica.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários