9 passos para construir um negócio de sucesso

Avatar

Por Júlia Miozzo

10 de setembro de 2015 às 09:07 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Abrir o negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, embora boa parte delas acredite ser algo quase impossível de se alcançar. Seja pela questão financeira ou pela insegurança que isso pode causar, o medo de se arriscar e fracassar ainda é grande.

Algumas táticas, entretanto, podem te ajudar a construir um negócio de sucesso em qualquer situação. Pode não ser algo certo, mas se você constantemente pensa em deixar seu emprego atual, você pode se arriscar.

Confira as dicas do Entrepreneur:

1. Defina e dê um valor para seus objetivos
É impossível descobrir um caminho para algum lugar se você não sabe aonde quer chegar. Além disso, uma vez que você possui uma meta estabelecida, você precisa saber se o seu caminho é a rota mais direta para conquistar seu objetivo.

Tenha certeza de quais são os seus objetivos ao abrir um negócio e de que eles serão benéficos para todos os envolvidos. Alguns deles podem te levar aos caminhos errados e impedir que você seja bem sucedido – por exemplo, pensar apenas no dinheiro ou em poder mandar em si mesmo.

2. Junte dinheiro
Embora o custo de abrir um negócio em muitas indústrias já seja menor, qualquer negócio leva alguns anos até ganhar uma fundamentação sólida. Por isso é preciso ter dinheiro suficiente para tirá-lo do papel e manter as operações até ele ter estabilização.

Se você não possui o dinheiro, pesquise para descobrir se você tem acesso a crédito para tal. Mas, antes de tudo, tenha a certeza de que não vai se prejudicar em detrimento do negócio.

3. Ganhe experiência relevante
Ser capaz de gerenciar os funcionários e vendedores é uma habilidade que você precisa ter antes de abrir sua própria empresa. Você também deve conhecer todos os aspectos de sua indústria, incluindo os que você não possui familiaridade.

Caso você não possua experiência, procure trabalhar em alguma empresa semelhante por algum tempo, acompanhe o dono de um negócio ou aprenda sobre negócios comparáveis.

4. Crie sua rede de contatos
Em alguns momentos, as pessoas que você conhece serão mais importantes do que seu conhecimento. Se você não conhece muitas pessoas ou não possui mais contato com seus contatos, este é o momento de criar uma rede de contatos sólida.

Quanto mais fortes forem as conexões, mais introduções e conselhos de negócios você terá, incluindo sobre financiamento, preços, termos e condições que você terá que lidar.

5. Conheça-se
Antes de colocar suas ideias em prática, pergunte-se se você é capaz de lidar com altos e baixos, crises financeiras, riscos, etc. Você pode ser pego de surpresa e acabar prejudicando seus negócios.

6. Consulte seu advogado
Fique atento para o fato de que seu negócio pode ser um concorrente da empresa em que trabalha atualmente ou se pretende entrar em contato com clientes previamente. Dependendo do contrato assinado entre você e seu antigo contratante, você pode se encontrar em uma situação judicial.

Converse com seu advogado para ter a certeza de que você está com tudo em dia e para descobrir o que precisa fazer para evitar qualquer situação ilegal.

7. Vigie a concorrência
Antes de se jogar no mundo do empreendedorismo, analise o mercado em que está entrando e quem compete com você. Ele está saturado de negócios de sucesso ou o contrário? Todas as pessoas que competirem em sua indústria, sejam boas ou ruins, vão influenciar seu negócio. Você precisará vender e marcar seu negócio para que ele saia na frente dos que são bons e compense os que são ruins.

8. Teste a escalabilidade de sua ideia
Os negócios de maior sucesso se baseiam na automação e delegação: os outros funcionários serão capazes de fazer o seu trabalho? Se não, você pode ensinar os outros o que fazer de maneira simples?

Se seu negócio se baseia em suas habilidades e apenas nisso, você pode ter um emprego de sucesso, mas pode não ser a oportunidade de negócio que você está buscando.

9. Venda primeiro
Muitos empreendedores perdem tempo e dinheiro construindo lojas de varejo, produtos de manufatura ou desenvolvendo serviços sem saber a viabilidade do mercado. Antes de investir, saiba se você vai gerar interesse com o que oferece.

Se existe muito interesse em sua oferta, você terá menos riscos em gastar tempo investindo em seu negócio. Caso você ainda não veja resultados, mesmo nessa situação, mude sua oferta, preço ou modelo de negócios antes de investir mais tempo e dinheiro.