7 dicas para construir seu próprio negócio enquanto você está preso em um emprego

Avatar

Por Lucas Bicudo

23 de fevereiro de 2016 às 17:20 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Muitas pessoas sonham em se livrar de seus empregos para começarem seus próprios negócios. Entretanto, no meio desse processo, pode ser que você tenha que conciliar a necessidade de se manter financeiramente estável, com a construção de suas ambições e sonhos de fato. Para isso, é impossível jogar tudo para o alto e simplesmente começar a empreender. É nesse ponto que as coisas tornam-se um pouco mais complicadas, a partir do momento que você tem que dividir sua atenção e esforço com duas atividades, simultânea e paralelamente.

O site Entrepreneur fez uma listinha com 7 dicas que podem te ajudar na transição de uma empreitada para a outra. O processo pode ser bem estressante e quase que sem fim, mas com insistência, perseverança e a leitura dessa matéria, não há como errar. Confere aí:

1 – Tenha bem claro na sua mente por qual razão você está começando seu próprio negócio

Conectar-se com os seus motivos é o primeiro e essencial passo a ser dado se quiser empreender em um negócio conciliando com seu emprego fixo. Talvez você seja motivado por transformar-se em seu próprio chefe, independência financeira, tempo livre, expressão criativa, trabalhar de casa ou ajudar aos outros. Quaisquer que sejam seus motivos, trace-os, pois só assim você se manterá focado e comprometido com fazer tudo que almeja para o seu futuro, acima de qualquer dificuldade que você possa vir a encontrar.

2 – Comprometa-se com seus sonhos

Ter o desejo de fazer algo funcionar e ter o comprometimento de fazer algo funcionar são duas coisas completamente diferentes. Quando você se compromete com seu sonho, você está fazendo uma aposta obrigatória no sucesso futuro daquilo. Isso significa entrar de corpo e alma, enfrentar quaisquer tipos de barreiras que apareçam em seu caminho e recomeçar quantas vezes forem necessárias até que aquilo dê certo.

3 – Crie um norte a ser seguido, uma visão

Pense no que você idealiza para o seu projeto há daqui um ano. Escreva isso e seja completamente específico e detalhista. Descreva como o seu dia é hoje, como você almeja ser no futuro, que atividades você estará engajado, quem serão seus clientes e qual sua fonte de renda. Leia seu relato como se fosse uma visão religiosa, todo dia de manhã e a noite, focando completamente no resultado final: seu empreendimento dos sonhos. Mantendo seu foco norteado, você será apto a enfrentar todas as batalhas diárias que podem atrapalhar seu caminho até onde quer chegar.

4 – Junte-se a um grupo mastermind

Grupos mastermind são reuniões regulares de pessoas que se apoiam umas às outras, dividem ideias, discutem o desenvolvimento dessas mesmas e ajudam-se mutuamente a atravessar momentos mais delicados e complicados. Juntar-se a um desses grupos pode ser o que você precisa para manter-se focado e comprometido com suas metas a longo prazo.

5 – Caia de corpo e alma no aprendizado

Pesquise e estude absolutamente qualquer coisa que você julgue ser pertinente para o desenvolvimento de seu negócio. A internet provém em abundância valiosas informações acerca de como construir seu próprio negócio de sucesso. Faça cursos, contrate um técnico, ache um mentor, ouça podcasts, assista a palestras, assista a vídeos, leia livros. Enfim, conhecimento é repertório e isso nunca dói.

6 – Mantenha-se sempre positivo com seu emprego durante a transição

A parte de investir nos seus sonhos pode se tornar exponencialmente prazerosa. Mas lembre-se sempre de aliar ao que te prende ainda no presente. Ache coisas singelas no seu dia-a-dia que te fazem apreciar seu emprego fixo. Talvez colegas de trabalho, ou a oportunidade de emendar um feriado. Talvez até mesmo aquela máquina de café deliciosa que te mantém acordado quando você julga não ser mais possível. A questão é olhar para o lado bom das coisas, visto que, com seu investimento futuro estando alocado em outro lugar, é isso que te resta até que o caminho esteja completo.

7 – Trace objetivos diários

Tome pequenas e mensuráveis medidas, dia após dia, até que você se sinta confiante e estável o suficiente para cair de cara no seu negócio. Mas entenda também que muitas vezes essas medidas não serão significativas para o andamento futuro logo de imediato e é aí que entra a paciência. A questão é que com um pequenininho investimento aqui em um dia, outro lá no próximo dia e na semana seguinte realizar mais coisas ainda, ao término de um ano – que convenhamos ser um período super curto de tempo – você verá que tudo isso foi adiantado e digno de seu esforço.