O que você precisa saber antes captar o seu primeiro investimento

Se você é empreendedor, conheça alguns empecilhos para a sua startup captar investimentos e também para o investidor aportar no seu negócio

0
shares

Nos últimos dois anos, dobrou o número de startups no país financiadas por capital de risco. "Nunca tivemos tanto dinheiro para startup como hoje", diz Edson Rigonatti, fundador do Astella Investimentos, em reportagem publicada na Folha de S. Paulo desta segunda-feira. Neste ano, foram mais de 150 investimentos de fundos de capital de risco. Somam-se aos 320 de 2018, que movimentaram R$ 5 bilhões, de acordo com o Distrito, empresa de inovação aberta, e a Lavca, associação latino americano que congrega os principais fundos de investimento da região. Este cenário beneficia também, ainda que em menor proporção, os pequenos investidores.

Até porque com o baixo rendimento da poupança, colocar parte do seu dinheiro em startups pode ser uma alternativa interessante se você busca ganhos expressivos de capital. No entanto, se há uma coisa que pode ser considerada complicada para ambos os lados é a negociação de ingresso em uma sociedade. Existem empecilhos para a startup captar investimento e também para o investidor aportar em uma startup.

Mas é natural: tanto a dificuldade como a demora fazem parte do processo. Já vimos casos que levaram mais de um ano para se concretizarem. Conhecemos, inclusive, um empreendedor que estava com tudo pronto e, na última etapa – a de negociação do contrato –, houve tanta prorrogação que a empresa ficou sem capital e terminou quebrando.

No Brasil, ainda estamos no início deste mercado de investimentos em startups e, por isso, tudo se torna um pouco mais atribulado. Entretanto, a boa notícia é que esse mercado está em processo de evolução a passos largos e listaremos aqui os principais pontos que o tornam lento e difícil:

1 - Abordagem inicial: no princípio, é necessário saber qual o tipo de investidor você procura, e qual deles tem a tese de investimento na qual a sua startup se encaixa.

2 - Conhecer: depois de feita a primeira abordagem e com a confirmação de que a sua startup se encaixa na tese de investimento, chega a parte de fazer as primeiras reuniões, nas quais as duas partes falarão mais de si mesmas para entender se há sentido na continuação da conversa. Significa falar sobre a sua história, equipe, modelo de negócios (detalhadamente), quais os seus objetivos, necessidades e, principalmente, como uma empresa se acopla nos objetivos da outra.

3 - Negociar: estamos avançando. Agora é uma das partes que mais podem variar em dificuldade e tempo, pois é aqui que se negociam os valores e os percentuais.

4 - Contrato: depois de tudo combinado, vem o momento da formalização. No geral, essa é uma das etapas mais demoradas, já que a negociação de cláusulas do contrato é sempre muito debatida, pois se tenta chegar num ponto ideal para as duas partes.

5 - Acompanhamento: aqui tudo deveria ser uma maravilha, afinal, teoricamente, já passamos pelas partes ruins, ou mais complexas, e agora é só transmitir os reports e dividir os lucros. Mas nem sempre é assim. E é quando a empresa está indo bem que algumas vezes esse processo pode ser demorado e, inclusive, estressante para os dois lados, visto que há a possibilidade de que algum ponto do andamento do negócio gere opiniões contraditórias.

Mas tenho mais uma boa notícia. Existe uma modalidade que geralmente termina sendo menos estressante e também menos demorada. Trata-se do investimento via plataformas de investimento em startups. Isso porque é um modelo que se assemelha a uma bolsa de valores, só que para startups.

Os investidores podem investir valores menores, diluir o seu risco em diversas empresas, dividir o investimento com outros investidores e também não participar tão ativamente, apenas acompanhando os resultados. Sim, investir em startups pode ser bem mais fácil, leve e recompensador.

Lei também:

Por que investir em startups?

5 maneiras de investir em startups

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários