Instagram começará a testar a ocultação de likes – e como isso pode impactar a sua startup

Se a iniciativa for adiante, as empresas que contratam influenciadores na rede social terão de repensar a sua estratégia de marketing digital

0
shares

Na última terça-feira (30), o Instagram anunciou que começará a testar a ocultação de likes no Canadá, a partir deste fim de semana. A justificativa é que “os seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles possuem”, disse um porta-voz do Instagram, na F8, conferência anual dos desenvolvedores do Facebook.

A verdade é que, nos últimos anos, desde que o próprio Facebook, proprietário do Instagram, criou os likes (curtidas), eles viraram uma métrica de popularidade. Assim, quem tem mais likes, é, em teoria, mais popular, mais aclamado.

Leia também: Instagram anuncia recursos de vendas, doações e novas interfaces

Estudo #StatusofMind

Viver em função de likes é algo que faz muito mal à saúde, principalmente das pessoas mais jovens.  Um estudo conduzido pela Royal Society for Public Health, no Reino Unido, afirma que o Instagram é pior aplicativo de mídia social para a saúde mental dos jovens.

Nesse estudo, chamado “#StatusofMind”, foram entrevistados quase 1.500 jovens, entre 14 e 24 anos. O intuito do estudo era saber o impacto causado por certas plataformas de mídia social em questões de saúde e bem-estar. Assim, avaliou fatores como ansiedade, depressão, auto-identidade e imagem corporal.

O Instagram encabeçou a lista em termos de impacto negativo, principalmente entre as mulheres jovens. Elas se comparam às beldades perfeitamente “photoshopadas” e isso desperta sintomas de depressão e ansiedade.

Desse modo, o teste do Instagram acabaria com a comparação extremamente negativa entre pessoas comuns, microcelebridades e celebridades em geral. O Instagram também divulgou novas medidas para liderar a luta contra o “bullying”. Isso mostra que a empresa está empenhada em reverter essa imagem negativa do aplicativo.

Assim, para tentar reverter ainda mais esse impacto negativo gerado na sociedade, é bastante provável que esse teste deixará de ser somente um teste e se tornará realidade em breve.

Como a ocultação de likes impactaria a sua startup

Essa mudança vai ter grandes implicações para uma startup, pois os influenciadores, principalmente as microcelebridades, acabaram se tornando um importante veículo de comunicação para as startups. Uma vez que estas possuem, geralmente, verbas de marketing bastante reduzidas, os influenciadores são um dos melhores modos de atingir um público grande com baixo investimento.

Hoje, mais que o número de seguidores que uma pessoa ou marca possui, uma métrica importantíssima é o número de likes que cada publicação recebe. Afinal, há muita gente que  possui centenas de milhares de seguidores, por exemplo, mas que não são engajados (contas antigas que foram abandonadas, seguidores fake etc.). Os likes servem como evidência desse engajamento. Então, essas pessoas podem postar publicações que receberão menos likes que uma pessoa com dezenas de milhares de seguidores, por exemplo.

Isso vai dificultar a identificação dos melhores influenciadores do Instagram (a não ser que a empresa crie alguma outra métrica para ajudar na identificação – e, provavelmente, já deve estar pensando nisso).

Desse modo, as empresas que contratam influenciadores no Instagram deverão se concentrar mais no fato de as imagens e vídeos terem valores alinhados aos seus, do que na quantidade de likes propriamente dita.

A empresa deverá também analisar se a mensagem geral passada por um influenciador está de acordo com as políticas da empresa.

E indo um pouco mais longe, talvez o caminho se inverta: os influenciadores passariam a procurar as empresas, com prints de seus posts mais curtidos. E, certamente, agora outras pessoas ficarão deprimidas, pois não poderão mais exibir os seus likes ao mundo ;-).

Enfim, mais do que nunca, nesse novo cenário, parece que a qualidade vai reinar sobre a quantidade.

Se quiser saber mais sobre as novas mudanças do Instagram, leia aqui.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários