Conheça Thiago Alvarez, o empreendedor por trás do Guiabolso

O executivo, que criou um dos melhores apps de finanças pessoais do Brasil, divide seu tempo entre a startup, os quatro filhos e a sua paixão pela música

0
shares

Antes de empreender, Thiago Alvarez passou por duas experiências que mudaram sua vida. A primeira delas, foi na AlfaSol, ONG criada em 1996 e que alfabetizou, a baixo custo, mais de 5 milhões de alunos. Segundo ele, sua trajetória como diretor da organização trouxe grandes aprendizados. “Além do impacto social, consegui ver na prática que é possível fazer muito com pouco”, afirma o executivo.

Além disso, Thiago trabalhou como gerente-sênior na consultoria McKinsey & Company, onde se especializou em serviços financeiros. “Lá, me dei conta de que o Brasil tinha uma população muito grande que não entendia sobre finanças”, ressalta o empreendedor. Assim, Thiago criou em 2012, junto com Benjamin Gleason, o Guiabolso, um aplicativo de finanças pessoais. Em uma única plataforma, é possível visualizar transações bancárias, criar categorias, planejar metas e ter acesso à diversas funcionalidades.

Segundo Thiago, o app foi criado para ajudar as pessoas a entender sobre finanças e tomar melhores decisões. Hoje, o aplicativo registra mais de 5 milhões de usuários e já recebeu R$ 215 milhões em cinco rodadas de investimentos. Em 2017, a startup entrou para a lista das fintechs mais inovadoras e promissoras do mundo feita pela consultoria KPMG em parceria com V2 Capital.

Empreendedor, pai e músico

À frente de uma startup de sucesso, Thiago tem uma agenda corrida. Na sede do Guiabolso, em São Paulo, reuniões com os diretores da empresa acontecem toda segunda-feira. Além disso, o empreendedor viaja uma vez por mês para o exterior para participar de eventos do setor, aprender mais sobre o mercado, conversar com outros empreendedores e ter contato com as novidades dos maiores polos de inovação do mundo. Na maior parte das vezes, Thiago vai para São Francisco.

No Brasil, o empreendedor divide sua rotina de trabalho no que chama de blocos. “Tenho um tempo dedicado ao meu time, um tempo para me atualizar sobre o mercado, outro para conhecer candidatos em processo seletivos e um último dedicado à parcerias”, conta o empreendedor. Entre as atividades do CEO também estão as visitas à universidades. Em uma delas, no ITA, Thiago palestrou, conheceu de perto um grupo de alunos e pagou uma pizza para os estudantes.

Fora da startup, o empreendedor também tem uma rotina intensa. Pai de quatro filhos, Thiago não abre mão de ter um tempo com a família. “Meus dias começam cedo. Sempre deixo todos na escola e volto a tempo para jantar e ler uma história antes das minhas filhas mais novas dormirem”, conta. No tempo livre, o empreendedor se reúne com os filhos mais velhos para praticar uma de suas maiores paixões. “Tenho um estúdio em casa, onde tocamos guitarra. Essa é a minha meditação”, explica Thiago.

Aprendizado contínuo

Dentro ou fora da startup, Thiago busca estar sempre atualizado. Conversando com empreendedores do mundo todo, o CEO do Guiabolso aprende muito. “Tenho contatos na Europa, Estados Unidos e até Japão. Converso direto com quem está criando as coisas lá fora. E isso é muito importante. Além disso, nossos investidores nos mantém atualizados com informações em primeira mão”, conta o empreendedor.

Ele também aposta em bons livros para aprimorar o conhecimento. Um dos títulos indicados por Thiago é o Extreme Ownership, escrito por Jocko Willink e Leif Babin, oficiais da marinha dos EUA que ensinam como aplicar princípios de liderança do campo de batalha nos negócios. Já o livro Inspired, escrito por Marty Cagan, fala sobre a importância de reunir as habilidades certas, criar uma forte cultura de produto e adotar processos eficazes para uma empresa de sucesso.

Ao ser questionado sobre o crescimento do Guiabolso, Thiago destaca alguns pontos nessa trajetória na empresa. “Sempre tivemos muita garra para lidar com os desafios de empreender. Além disso, criamos uma tecnologia única, que organiza as informações bancárias em um só lugar. E o mais importante: aplicamos essa tecnologia a um problema real”.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários