Por que o SEO é importante para a sua startup

Veja a importância da busca orgânica para a sua startup e confira dicas imperdíveis para rankear melhor nos mecanismos de busca

0
shares

Por que o SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é importante para a sua startup? No último texto que postei aqui no StartSe, falei sobre o SEO para busca por voz. Mas hoje vou falar sobre a importância do SEO, de forma geral, para a sua startup.

As estratégias para melhorar o posicionamento de um site, nas páginas dos buscadores, para gerar vendas são cada vez mais importantes para os negócios. Pois é por meio destas estratégias, aliadas a um bom conteúdo, que as empresas conseguem ganhar relevância nos mecanismos de busca (principalmente no Google, que detém cerca de 75% do mercado). E, assim, ganhar destaque nas primeiras posições das buscas orgânicas. No final do dia, o intuito é melhorar as vendas de produtos e serviços.

Primeira posição no Google

Estar na primeira posição do Google é o sonho de consumo de qualquer empresa, principalmente de uma startup. E por que isso é importante? Principalmente porque a empresa ganha tráfego gratuito, credibilidade, e a oportunidade de se comunicar, mais de perto, com os seus consumidores.

E já que as startups geralmente não possuem muitos recursos, nada melhor que um SEO bem feito para economizar nos investimentos em marketing. Afinal, os anúncios digitais estão cada vez mais caros e as empresas tendo que se reinventar para obter destaque no mercado.

Apesar de um bom SEO também não ser barato, ele costuma gerar resultados de longo prazo. E isso beneficia a sua startup no futuro. O maior problema enfrentado pelas empresas é que o Google não informa o que mudou em seu algoritmo e várias alterações são feitas ao longo do ano (no total, em média quase duas por dia).

Além disso, chegar à primeira posição não é garantia de se manter por lá.

Assim, um modo de saber se o algoritmo do Google sofreu alguma alteração recente é ficar de olho no site Moz. O Moz tem um serviço que se chama MozCast - fazendo um trocadilho com forecast, que significa previsão do tempo. O MozCast mostra a “turbulência” do algoritmo do Google. Quanto mais o ranking mudar, mais quente e turbulento será o tempo. Assim, dá para saber quando houve grandes alterações no algoritmo do Google e tentar adaptar o site ou blog da sua startup.

Gráfico do MozCast: é nítido que em 06/02 houve alguma alteração importante no algoritmo do Google

Por que a sua startup precisa de um bom SEO

    1. Se a sua startup não estiver na primeira página do Google (principalmente nas três primeiras posições), ela provavelmente não será clicada. Então, você terá que gastar muito em anúncios.
    2. É possível mensurar o tráfego e as conversões geradas por um bom SEO. Você consegue avaliar quantos cliques o seu site obteve no mês atual comparado ao mês anterior, e assim descobrir se as alterações em um determinado texto, por exemplo, foram eficazes ou não.
    3. Como já mencionei anteriormente, apesar de um bom SEO não ser muito barato, ele é relativamente barato se comparado ao que a sua startup gastaria com anúncios. E ele continua gerando frutos, mesmo depois que você parar de otimizar por um tempo. Já com os anúncios, isso não ocorre, pois eles param de gerar resultados no momento em que são finalizados.
    4. Ter uma pessoa ou uma equipe especializada em SEO pode trazer enormes benefícios para a sua startup. Eles ficam de olho nas tendências de busca do mercado e já conseguem ir adaptando o conteúdo de acordo com essas tendências. É o caso da busca por voz, por exemplo, que demanda um conteúdo totalmente diferenciado. Afinal, falamos de um modo e escrevemos de outro.
    5. O monitoramento constante do algoritmo é outra vantagem de ter um bom SEO. Como também já falei antes, o Google está sempre alterando o algoritmo. Assim, ter pessoas focadas nisso vai fazer com que alterações no conteúdo sejam feitas rapidamente. Consequentemente, a sua startup estará sempre bem posicionada. Afinal, ter um bom posicionamento hoje não é garantia de um bom posicionamento amanhã.
    6. O tráfego gerado por SEO tende a converter mais. Na verdade, é a melhor fonte de conversão para a maioria dos sites bem posicionados. Portanto, estar bem posicionado para palavras-chave importantes do seu negócio pode acabar trazendo uma significativa renda extra. Além de trazer mais leads para o seu negócio.
    7. SEO gera confiança e credibilidade. Se a sua startup aparecer em primeiro lugar, as pessoas acreditarão que ela é a melhor na área. E o melhor quase sempre vende mais.

Como melhorar o posicionamento da sua startup

A primeira dica é nunca deixar de publicar as datas dos posts também na sua URL. Se você fizer uma busca e aparecer um post de 2012 e outro de 2019, em qual você clicaria?

A segunda dica é sempre colocar em destaque os posts mais lidos. Certamente, eles possuem os melhores conteúdos, então os novos visitantes já terão contato imediato com o que a sua startup oferece de melhor.

E a última dica: nunca deixar de revisar as suas postagens. Algumas palavras-chave passam a "rankear" melhor que outras com o tempo. Portanto, a sua startup deve estar sempre de olho nessas tendências, atualizando os conteúdos, para que os mais antigos não passem a ser listadas em posições inferiores.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários