Você está 'seguro' no seu emprego? 4 sinais de que você precisa fazer alguma coisa...

Muitos profissionais hoje sofrem de MTP em seus empregos, como se livrar disso e proteger seu trabalho ou negócio?

0
shares

Todo profissional, com o tempo, chega a um ponto de ‘conforto’ no emprego. Isso é a coisa mais normal do mundo.

Aquela vontade de se dedicar 110% em tudo, vai diminuindo. Aquele "brilho no olhar" vai se perdendo por vários fatores. Se você está estagnado ou desanimado no seu ambiente de trabalho, essa é uma das primeiras síndromes do MTP (Minimum Working Possible Mínimo Trabalho Possível).

Ele é aquele sentimento de "fazer o mínimo" para as coisas acontecerem, não conseguir ver mais importância no que faz. Sentir que já conhece tudo da sua área e ficar confortável com isso.

Você pode demorar meses ou anos para chegar a esse estágio, mas com o tempo ele chega ao emprego da maioria dos profissionais.

Se analisarmos o ritmo e a velocidade que as inovações estão surgindo, novas tecnologias e tendências que até ontem não existiam.

Ficar no processo MTP se torna algo cada vez mais difícil (e perigoso) para qualquer profissional - você vai entender o porquê logo abaixo.

Então, se não quiser ser pego de surpresa no seu trabalho, aqui estão 4 sinais para você ficar de olho e saber se o seu trabalho ou negócio está correndo riscos ou não:

#1 As Notícias sobre o seu Mercado são desanimadoras?

Acompanhando o noticiário e conversando com outros profissionais, você nota tempos ruins no seu mercado?

Esse provavelmente é um dos sinais mais difíceis de identificar. Uma crise econômica que encolhe todo o setor, uma tecnologia nova ou novo modelo de negócio que pode tornar o da sua empresa obsoleta.

Ao identificar esses sinais, é hora de você (profissional ou CEO da empresa) tomar cuidado.

Estude o mercado e as soluções que essa empresa nova está trazendo. Você também pode implementar? Consegue adequar isso ao seu modelo de negócio? É uma tendência ou o sinal é de que não passa de algo passageiro.

#2 Você está com cada vez menos trabalho?

Surgiu uma nova tecnologia capaz de reduzir seu trabalho pela metade? Muitas vezes isso é visto com bons olhos, afinal o colaborador ficará menos tempo em processos mecânicos (e muitas vezes chatos).

Por outro lado, o que de novo você está fazendo para compensar a ajuda que a tecnologia ou ferramenta trouxe para você?

Estudiosos e profissionais de Recursos Humanos afirmam que a automação surge para o profissional ter mais tempo para exercer funções intelectualmente mais complexas.

Ou seja, se você percebeu que uma nova tecnologia surgiu para te ajudar no trabalho, está na hora de usar esse tempo extra para aprender novas funções. Mostre-se mais pró-ativo do que nunca, assim essa “ferramenta” não se tornará mais importante que você dentro da companhia.

#3 Está por fora das tendências e tecnologias do seu setor?

Em um artigo à Fast Company, Joe Greenwood revelou que a tecnologia pode, ao mesmo tempo, acabar com uma série de empregos e nos preparar para os novos.

Completando o tópico anterior, algo muito valioso em qualquer ambiente de trabalho é o conhecimento: tecnologias e tendências surgem o tempo todo.

Quem estiver antenado a elas e dominá-las antes de todo mundo aumentará seu grau de importância na empresa.

Segundo a Love Mondays, a Catho e outras empresas importantes de recrutamento: as qualidades mais buscadas nos profissionais hoje são Agilidade, Iniciativa, Curiosidade e Inovação.

Por isso, aprenda o tempo inteiro, entenda as principais inovações no seu setor para dominá-las e entender o que funciona e não funciona no seu negócio.

Por fim...

#4 Apareceu uma concorrente nova que está alcançando resultados rapidamente?

Essa geralmente é fácil de identificar. Quando uma nova empresa surge no setor e cresce rapidamente, as concorrentes diretas costumam vê-la mais de perto.

Esse é um item importante por quê? Quando uma empresa grande se reinventa ou uma concorrente surge, aparece com ela novas soluções e o mercado todo fica mais competitivo.

Esse movimento tem dois lados da moeda: uma empresa com uma “mentalidade nova” se você (profissional) quiser se aproximar; e, por outro lado, profissionais com mentalidade mais “nova” que sua empresa pode ter interesse em contratar.

Isso mostra que não só a empresa onde você atua se tornará mais competitiva com as concorrentes. O seu próprio trabalho e sua área de atuação também será.

Qual a ‘obrigação’ de todo profissional e empresa hoje?

Se você olhar para os grandes pólos de inovação do planeta, verá que em todos eles inovação não é diferencial, é obrigação das empresas e carreiras hoje.

Ao pensar em inovação, geralmente pensamos no Vale do Silício (seu maior expoente). Mas China, Índia, Portugal, Israel mostram que o mindset do Vale está sendo replicado em vários outros pontos também.

Diariamente, a StartSe, mostra que cada vez mais empresas e profissionais estão trazendo essa mentalidade para o Brasil também.

Cabe à você tomar a dianteira e estar na vanguarda dessa onda de inovação que atinge mercados, empresas, profissões e até nosso dia a dia nos próximos anos.

O que vai ser do mundo e do futuro do meu negócio?

Está em busca de novas soluções para o seu negócio? Entender os impactos que as tendências tecnológicas terão no seu emprego?

A StartSe trará o maior expoente em inovação do planeta para São Paulo nos dia 30 de março.

O Silicon Valley Conference reunirá mais de 1.500 profissionais, além de empresas e startups para entenderem as principais inovações do mundo hoje e os impactos que isso trará a você amanhã.

  • Como a Inteligência Artificial vai impactar as decisões que você toma com o seu dinheiro?
  • Como o Vale com sua inovação transformou a cultura organizacional das empresas?
  • A Realidade Aumentada e a Virtual podem transformar o modo de você lidar com clientes ou o dia a dia do seu trabalho?

Esses são apenas 3 dos vários temas que serão abordados no dia do evento.

Conheça a página inicial do evento e veja todos os temas e palestrantes deste ano e confira abaixo uma prévia do que você verá no Silicon Valley Conference e se prepare para os maiores insights de inovação da sua vida.

 

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários