6 conselhos para quem quer maximizar sua eficiência e ter sucesso nos negócios

Investidor pontua a importância de ser ativo no presente e saber captar oportunidades

Avatar

Por Lucas Bicudo

10 de Maio de 2016 às 13:02 - Atualizado há 4 anos

Ouvir conselhos de quem atingiu o sucesso não garantirá que você também o tenha, uma vez que as coisas não são muito bem assim. Seria de belíssimo bom grado que existisse uma formulinha a ser postada aqui, na sequência. Provavelmente bateríamos todos os recordes de audiência e você, leitor, ficaria milionário. Mas de novo, as coisas não são bem assim.

O que nos cabe diante disso é aprender, escutar e amadurecer. Alguém pode vir e tentar te passar o caminho das rosas, mas certamente é só sua experiência e disposição que determinarão o seu sucesso ou não. E devemos estar preparados para isso, de modo que seja maximizada toda a eficiência e possamos capitalizar as oportunidades da melhor maneira possível. Adam Toren, investidor e co-fundador do site YoungEntrepreneur.com, dá dicas para que você, operante em capacidade máxima, seja capaz de abraçar todas as oportunidades que se apresentarem.

1 – Identifique essas oportunidades independente se os outros estão ou não 

Aprenda a abrir portas quando elas mais parecerem trancadas. Considere os riscos daquela investida sempre e os contrabalanceie com os potenciais benefícios. Uma oportunidade independe do fluxo de pessoas que estão tentando capitalizá-la: se ninguém demonstrar interesse, essa é a sua chance de mostrar que estão errados; se todo mundo estiver correndo atrás disso, essa é a sua chance de provar que você é melhor do que a concorrência.

2 – Mais ação e menos falação 

Andrew Carnegie, filantropo e empresário americano, à medida que sua carreira crescia, uma vez disse: “conforme eu fico mais velho, menos eu presto atenção no que homens falam e mais me atenho no que eles fazem”. Entenda que um negócio brilhante ou uma apresentação de investimento pouco importam quando você não demonstra a habilidade de praticar suas ideias e ideais. Usuários e clientes esperam que a aplicação prática da missão de seu negócio seja impecável. Um currículo só tem peso se a pessoa por detrás dele consegue corresponder todas as habilidades sugeridas.

3 – Mantenha uma visão clara de sucesso 

O que significa sucesso, afinal? Para uns, pode ser simplesmente ganhar muito dinheiro; para outros, construir uma mudança considerável na vida das pessoas; e há quem diga que o sucesso é cobrir os custos iniciais de investimento e gerar lucro. Seja como e quem for, é necessário que sempre esteja fixado em nossas cabeças aonde queremos chegar. Trata-se de uma bússola mental que te impede de desviar completamente o caminho em mar aberto.

4 – Nunca pare de aprender 

Empreendedores que não possuem a percepção de que, necessária e incessantemente, precisam estar em contato com novas ideias e conhecimentos, estão fadados a desaparecer. Mesmo que você já tenha atingido qualquer nível de sucesso, é de suma importância que tenha no radar que as pessoas que estão ao seu redor – incluindo aquelas que não são tão bem sucedidas – sabem de algo que você não sabe. O intercâmbio cultural talvez seja o bem mais valioso que o homem pode produzir. Elon Musk, fundador do PayPal, SpaceX e Tesla Motors, costuma dizer que o melhor conselho que pode dar é “questione você mesmo constantemente e mapeie sempre maneiras diferentes de fazer o que você está fazendo melhor”.

5 – Não postergue. Faça o seu trabalho! 

Esse é daqueles conselhos que podem parecer óbvios, mas é provável que você esteja procrastinando mais do que devia e nem sabe disso. Como um empreendedor, você não pode escolher e calçar todos os modelos de sapatos disponíveis; a mesma coisa vale para o seu negócio: você não pode assumir todas as funções estruturais de sua empresa e esperar ser produtivo. E é aí que as pessoas pecam. Puxar a responsabilidade de diferentes áreas para si mesmo o afasta de redirecionar todas suas atenções para o que realmente importa – e mesmo que isso signifique trabalhar 25 horas por dia, você está procrastinando, canalizando suas energias para aonde não é muito importante naquele momento. Junto com sua visão de sucesso, se organize para colocar seus esforços no que realmente fará seu negócio crescer. Não fale de futebol enquanto deveríamos estar falando de política.

6 – Contrate as pessoas certas 

Não há como você exemplificar grandeza se as pessoas que estão ao seu redor não são grandes. Não atropele essa parte do processo. Você e o seu time precisam estar 100% alinhados com todos os outros pontos discutidos aqui. Seus funcionários são reflexo do que você pensa de si mesmo como profissional.

Empreendedorismo é uma jornada difícil, e é necessário que você tenha tudo alinhado para começar tudo da maneira mais acelerada possível, como mostra Pedro Waengertner, fundador da Aceleratech, em hangout exclusivo com o StartSe. Ele também te ensina a transformar sua empresa em uma máquina de vendas.