5 maneiras de criar uma bela estratégia de marketing

Avatar

Por Lucas Bicudo

26 de julho de 2016 às 13:29 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Existem algumas coisinhas que fazem de um plano de marketing efetivo ser um plano de marketing efetivo e não um medíocre. Não é ao acaso que nesses há o potencial de aumentar os ânimos de uma empresa em 20%, 50% ou até mesmo 70%, como foi o caso de Pokémon GO. Essa matéria quer passar cinco qualidades necessárias para você começar a pensar em ter um marketing de respeito. Confira:

1 – Foque no mercado

Seu nicho deve estar estritamente definido. Você não pode agradar todo mundo. Tentar fazer isso colocará tanta pressão nas suas costas que no fim irá acabar afetando nos seus resultados. Todo o seu planejamento será essencialmente embasado no público que está inserido dentro do seu mercado. O que elas gostam? Qual sua dor? O que eu posso solucionar? A fórmula está em escolher, dividir e conquistar.

2 – Foque no produto

Essa anda lado a lado com a dica anterior, mas ela é importante demais para não separar um tópico só para ela. Se você está mirando mulheres na casa dos 50 que trabalham em empresas, então ofereça peças de roupas social e social-esportiva. Explique também para que elas servem. Por exemplo, se você está vendendo um salto para que mulheres baixinhas ganhem altura, explore isso e veja cada vez mais seu mercado segmentando.

3 – Trabalhe com métricas

Tudo deve ser quantificável e ideal em números. Inclua todo os detalhes – desde os maiores, até os menores – em uma linha do tempo que você possa se localizar. Um bom plano de marketing é conduzido por estratégia, mas os detalhes e métricas são o que darão o impulso que precisa.

4 – Contabilidade e responsabilidade

Cuide de sua contabilidade e fique de olho para que todos aqueles que estão a manejando operem em capacidade máxima. Um bom plano de marketing envolve responsabilidade e envolvimento – você precisa sentir que aquilo é seu, portanto não há espaço para perdas ou desatenção. Todos devem estar cientes de suas funções e as consequências que não as desempenhar pode influir nos resultados finais.

5 – Revise, compartilhe, divida, ouça e recrie

Um plano de marketing na verdade é um eterno planejamento e não um plano em si. Falar de empreendedorismo é falar de um ambiente dinâmico que não permite planos e ideias estáticas. Por isso é necessário que todo o seu processo seja revisado regularmente e não só quando necessário. A equipe de marketing deve sentar-se sempre junta para ver como está o andamento de suas ideias e o que é preciso para tampar o que sangra e investir no que está dando certo.

(via Entrepreneur)

 

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]