5 estratégias para fazer a apresentação perfeita e impressionar as pessoas

Avatar

Por Júlia Miozzo

26 de Maio de 2015 às 12:40 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – A linguagem corporal é o principal aliado em qualquer conversa, discussão e, principalmente, em uma apresentação. Se usada de maneira errada, entretanto, pode tornar-se um inimigo e colocar tudo o que temos a perder.

Felizmente, existem estratégias de postura e posicionamento podem ajudar em tais momentos. Em artigo para o Entrepreneur, Nina Zipkin seleciona as cinco principais que você deve ter para fazer uma apresentação arrasadora – e conseguir vender sua ideia da melhor maneira possível, seja na sua própria empresa, para investidores ou no trabalho.

Confira:

1. Contato visual
Seus olhos refletem seu foco durante toda a apresentação. Mantenha o foco, faça contato visual, e trabalhe as expressões faciais que demonstram que você está concentrado e ouvindo o que os outros têm a dizer.

2. Postura relaxada
A postura de seus braços também diz muita coisa: quando posicionados em suas costas, podem dar ideia de superioridade e distância, enquanto os braços cruzados podem parecer ameaçadores. O ideal é que você mantenha-os abertos e relaxados, talvez até enlaçando seus dedos na frente de seu corpo.

3. Demonstre confiança
Você deve parecer estar confortável, sem que seus ombros estejam curvados para frente ou para trás. Assim você demonstra confiança e anula qualquer sinal de nervosismo, cansaço, etc. Mantenha-os estáveis na linha de seus quadris e posicione-se na direção exata da pessoa com quem está falando, sem ter de se apoiar em algo.

4. Alinhe-se a outra pessoa
Se você possui um parceiro de apresentação, tente fazer gestos parecidos, ter a mesma postura e olhar para o mesmo canto, mostrando uma “conexão” entre vocês.

5. Sorria
Sorrir é um sinal de que você tudo está correndo como planejou. Mesmo que seja a situação contrária, lembre-se de sorrir para demonstrar confiança e relaxar as pessoas que estão ao seu redor.