5 empresas bilionárias que começaram como um negócio paralelo
Por Júlia Miozzo
18 de agosto de 2015 às 12:41 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Não são poucas as pessoas que têm um emprego paralelo – e não são poucas as que não dão o valor que ele merece. O que não se sabe é que muitos desses empregos “secundários” podem acabar se tornando empresas bilionárias.
Mesmo que se diga que a receita para se tornar um negócio de sucesso é ter um produto viável, teste de mercado e tentar diversas vezes, esse não é o caminho de algumas empresas para uma delas.
Confira a seleção do Inc. dessas empresas que, a princípio, não passavam de uma segunda fonte de renda:
1. Papa John’s
Em 1972, John Schnatter, mais conhecido como “Papa John”, trabalhava no bar de seu pai. Ao saber que o bar estava próximo de falir, ele vendeu seu Camaro para manter o negócio vivo. Como precisava aumentar as vendas rapidamente, ele fechou o bar e o transformou em uma pequena pizzaria – e hoje é a gigante Papa John’s.
2. Chipotle
O fundador do Chipotle, Steve Ells, havia se formado na escola de culinária em 1993, com a meta de abrir um restaurante requintado. Entretanto, ele não possuía o dinheiro para tal e, com um pequeno empréstimo de seu pai, ele abriu o primeiro Chipotle para levantar dinheiro para seu futuro restaurante. Já no primeiro mês, o Chipotle vendeu mais de mil burritos e é uma das redes de fast food mais amadas dos EUA.
3. Craiglist
Em 1995, Craig Newmark moveu-se de Detroit para São Francisco em busca de um emprego como programador. Lá, ele criou um pequeno site onde poderia postar os eventos que ocorriam na cidade e que ele acreditava que outros programadores iriam gostar. Quando acrescentou uma sessão onde as pessoas podiam publicar oportunidades de emprego, o site se expandiu para outras cidades e se tornou um dos maiores sites da internet.
4. Harley-Davidson
Hoje a Harley-Davidson é uma das marcas de motocicletas com mais prestígio no mundo, mas ela começou como um experimento entre dois amigos após verem o primeiro experimento sem cavalos tomar fora de ciclismo. Eles então perceberam que sua invenção seria muito desejada e começaram a criar versões de consumo de suas bicicletas motorizadas.
5. Yankee Candles
Na década de 1960, o fundador da empresa Michael J Kittredge era um adolescente sem dinheiro e, próximo do aniversário de sua mãe, decidiu criar um presente. Ele utilizou todos os antigos giz de cera que possuía, os derreteu e fez uma vela. Orgulhoso de seu trabalho, ele a mostrou para seu vizinho, que se ofereceu para comprar a vela por US$ 2 – e ele vendeu.
Já na faculdade, Kittredge começou a fabricar velas como um emprego paralelo e acabou expandindo o negócio. Em 1988, a empresa foi vendida por mais de US$ 500 milhões.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários