5 dicas para superar os desafios de abrir uma startup

Avatar

Por Júlia Miozzo

3 de julho de 2015 às 09:47 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – O processo de abrir uma startup pode ter muitos obstáculos – e testa sua vontade de entrar no mundo do empreendedorismo. E mesmo as grandes empresas que começaram como startups desconhecidas passaram por isso.

Cadastre sua startup no StartSe e fale com milhares de investidores e mentores. Mais de 2,9 mil startups já estão com a gente! Acesse www.startse.com.br. É gratuito!

Pensando nisso, o Entrepreneur separou as principais dicas para superar os desafios de abrir uma startup. Confira:

1. Perceba que está em boa companhia
Muitos empreendedores passaram por situações difíceis antes de conseguirem fundar uma empresa de sucesso, como o próprio Bill Gates. Não é uma jornada fácil até o sucesso e, por isso, cercar-se de pessoas que lhe façam bem é uma grande ajuda.

2. Abrace a mudança
As empresas de maior nome no empreendedorismo são as mesmas que seguiram um rumo diferente do da área em que atuam, como o Facebook e a Amazon. Como empreendedores, é preciso ter noção das oportunidades de mudança que existem. Mudanças, a princípio, podem soar como ameaças, algo que pode prejudicar seu negócio, mas que é necessária.

3. Seja criativo
Os esforços para fazer sua startup crescer ou ser reconhecida farão você ser mais criativo. Também, algumas das invenções mais criativas foram descobertas por acaso – como o Post-It, cuja cola foi criada por acidente quando cientistas tentavam fazer um super adesivo para exploração no espaço.

4. Crie resiliência
Muitos empreendedores já comentaram sobre como a resiliência é a característica mais importante que alguém pode ter. É algo que pode ser resultado de experiências pessoais e profissionais.

5. Tenha uma visão mais ampla
Por exemplo, quando Elon Musk estava criando a Tesla e a SpaceX, ele tinha pouco mais que US$ 3 milhões e teve que usá-los para pagar os salários da Tesla enquanto ela lutava para encontrar seu lugar no mercado – ele já havia vendido sua participação no PayPal e poderia “voltar para a classe média”. Contudo, ele nunca duvidou de sua visão e fez tudo o que era necessário para que conseguisse alcançá-la e hoje voltou a ser bilionário.