5 dicas para manter você seu emprego enquanto trabalha em um negócio próprio

Avatar

Por Júlia Miozzo

11 de junho de 2015 às 09:14 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

SÃO PAULO – Uma das dificuldades que empreendedores têm em começar um negócio é a dúvida sobre o que fazer com seu emprego já existente, deixa-lo ou mantê-lo junto do negócio? Em meio a essas perguntas, muitos acabam largando o emprego – e não se dando tão bem com o negócio.

O StartSe conecta sua startup a investidores, mentores e aceleradoras e oferece muito conteúdo para que você chegue ao sucesso. Cadastre em www.startse.com.br. É gratuito!

A boa notícia é que, sim, é possível ter um emprego e ser empreendedor ao mesmo tempo. Muitos empreendedores começaram suas empresas em suas casas ou escritórios, puxando parte da renda de alguma fonte para isso.

Embora seja difícil, algumas estratégias podem ajudar a lidar com ambas as atividades. Confira, segundo o Entrepreneur:

1. Considere seu emprego da forma correta
Independente do tipo de emprego que tenha, tenha a certeza de que você o considera uma bênção, não uma maldição – ele não está te prendendo, mas sim te mantendo à tona. O salário é necessário, pois, sem ele, você não teria dinheiro suficiente para viver enquanto faz as coisas de seu negócio.

Muitos investidores gostam de ver que empreendedores investem primeiro em si mesmos – e, para isso, é preciso que você tenha ou um salário ou economias.

2. Planeje seus dias
Pode parecer impressionante quando alguém trabalha 36 horas seguidas, mas com essa abordagem ninguém controla a saúde ou tempo – na verdade, poucos negócios são construídos com base nessa estratégia. São as pequenas e consistentes coisas diárias que você faz que podem construir ou quebrar uma startup.

3. Maximize seu tempo
Se você já sabe que seu emprego ocupa 40 horas de sua semana, considere-o e descubra como maximizar todas as demais horas. Dormir deve ser sua prioridade, assim como exercícios físicos diários. Ainda assim, existem 72 horas semanais além das 40 de trabalho, estão gaste-as bem. Empreendedores de sucesso conseguem controlar seu tempo e não precisam de mais.

4. Veja seu emprego como uma motivação
Encontre um “combustível” para buscar seu empreendimento. Existem muitas maneiras de fazer isso, caso você tenha medo de escolher um investidor-anjo – seu emprego mostra que você ainda possui uma renda caso eles neguem o investimento.

5. Terceirize
Você sabe o quanto vale seu tempo – se não, descubra. Se é possível contratar alguém para fazer o que você faz mais rápido, melhor e, por fim, lucrar mais durante esse tempo? Se sim, o faça.