5 coisas que líderes sensacionais fazem (e você devia também)

Da Redação

Por Da Redação

17 de Maio de 2016 às 12:05 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O imperativo de inovar é hoje maior do que nunca, mas o que deve chefes e executivos devem fazer para impulsionar a criatividade de seus funcionários? Afinal, criar uma startup inovadora é a chave para o sucesso, como mostra o Mark Zuckerberg brasileiro, Gustavo Caetano, em conversa com o StartSe.

1. Eles promovem a inovação

A maioria dos grandes chefes promovem a inovação entre seus funcionários, removendo as ansiedades que muitas vezes impedem as pessoas de tentar coisas novas. Sem o seu patrão respirando no seu pescoço, os funcionários se sintam livres para tentar novas coisas e inovar verdadeiramente. Grandes chefes geralmente confiam e acreditam no seu talento, e isso permite-lhes sentir-se seguro o suficiente para tentar algo novo. Quando os funcionários falham, estes chefes normalmente os reenquadram na empresa e lhe dão novas oportunidades.

2. Eles fazem os funcionários não descansar

Bons chefes fazem os funcionários correrem atrás de novidades insistentemente, o tempo todo. O show tem que continuar o tempo todo, então esses chefes estão por trás, ajudando para que você inove e inove – sem se acomodar em momento algum.

3. Eles exploram oportunidades para adaptar seus negócios

Os melhores chefes saltam ansiosamente em novas ideias promissoras logo que elas surgem – muitas vezes pivotando seus negócios 100%. Empresas mais empreendedoras são geralmente as que fazem esse pivô, uma vez que chefes em ambientes estabelecidos geralmente favorecem a estabilidade no lugar da mudança, o que é uma fórmula perdedora.

4. Eles estão sempre à caça para a próxima grande inovação.

Grandes chefes estão sempre na espreita esperando oportunidades de juntar mais informações e conseguir a próxima grande inovação. Eles favorecem mudanças e as promovem com as perguntas certas, não importa em qual situação.

5. Eles incentivam tomada de riscos e ruptura de regras

Bons líderes também estão sempre tentando promover a inovação através de tomadas de riscos e ruptura de regras estabelecidas. Isso não quer dizer que a empresa não tenha hierarquia, mas que para chegar em algo totalmente novo, coisas que eram pensadas como “leis da natureza” são, constantemente, desafiadas pelos funcionários.

Não há fórmula para adivinhar a próxima grande ideia, mas o que você pode fazer é desenvolver uma série de hábitos que aumentam suas chances de uma inovação. Você pode definir condições para o pensamento criativo, que deverão estabelecer a inovação da sua empresa como o X da questão – e só assim você construirá uma startup inovadora, como mostra Samir, da Qranio, em hangout exclusivo do StartSe.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]