Storytelling: o que é e quais são os benefícios para você em adotá-lo?

Ciente do poder da comunicação, a StartSe desenvolveu, junto com o Marcelo Tas, uma série de vídeos sobre o assunto e o tema do primeiro episódio é: storytelling!

0
shares

Storytelling não é uma definição nova no mundo de negócios. Muito antes da internet existir, os seres humanos já utilizam essa técnica para compartilhar ideias, conhecimentos e outros interesses através de uma narrativa. Mas com o avanços dos meios de comunicação, passamos a viver em um mundo cada vez mais conectados e ter acesso a uma infinidade de conteúdos.

Frente a esse cenário saturado, saber contar uma história de forma clara e concisa se apresenta como uma vantagem competitiva – uma vez que tem a capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor. Com o storytelling, a pessoa consegue contar uma história de maneira relevante e, ainda por cima, cativar sua audiência.

Mas uma história relevante é fruto da soma de alguns fatores, como vocabulário, enredo provocativo, personagens, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão, além de elementos audiovisuais. Todos esses componentes, juntos, são capazes de emocionar, entreter e persuadir o receptor da mensagem.

Cria líderes

Segundo o Country Manager da Jeep no Reino Unido, Damien Dally, a história na indústria automotiva foi a chave para as campanhas de marketing por muito tempo. “Ela pode ser metafórica e até simples, como uma viagem, ou algo mais profundo. Mas colocar a sua marca como protagonista, independente do caso, é essencial” diz. Ao fazer isso, a empresa garante que a sua marca seja conectada à mensagem e até mesmo se destaque de concorrentes de mercado.

Storytelling transmite personalidade

O Storytelling é a técnica essencial para transmitir a personalidade de uma empresa, seja por meio de histórias narradas pela própria companhia ou até mesmo criadas pelos seus próprios usuários. Ou quem sabe até uma combinação entre ambas.

Atinge o emocional

Uma boa história é a melhor maneira de atingir o coração dos consumidores. Conte algo que seja real ou pelo menos baseado em fato reais, e evoque sentimentos e emoções do receptor. Terry Asher Moncada, da GymJunkies, sabe que é difícil manter uma vida saudável e, por isso, agora posta em histórias de pessoas reais para contar casos relacionados a saúde. O importante é não escrever histórias falsas ou insistir que ela é verdadeira quando todos sabem que não é.

Torna os clientes fiéis

Rachel Gillett escreveu na Fast Company que quando nós lemos uma história, não apenas acendemos as partes relacionadas à linguagem no nosso cérebro, mas toda parte relacionada à experiência de fato. É como se estivéssemos vivendo aquele momento lido no texto. Isso faz com o que o cliente não se sinta apenas um número e se tornem fiéis a marca – tudo isso por meio do storytelling.

Com todas essas vantagens, o storytelling se consolida ainda mais como uma ferramenta competitiva. Pensando nisso, a StartSe está promovendo uma série de vídeos online junto com o Marcelo Tas, um dos maiores comunicadores do Brasil, que ensinará técnicas de comunicação online para converter visitantes do seus site em fãs.

O primeiro episódio da ConecteSe vai ao ar hoje e o primeiro tema é: Storytelling! Se você é uma das pessoas que já teve dificuldades em se destacar em relação aos seus concorrentes, não consegue atrair a atenção do público ou até mesmo criar mensagens claras que transmitam a personalidade da empresa, não perca esse episódio. A série é totalmente gratuita e, caso você queira se inscrever, deixe seu nome e e-mail no campo abaixo:

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários