Microbiota, boa ou ruim não sei, rentável com certeza!

Conheça mais sobre metagenômica de microbiota e quais startups que se destacam nesse setor com o artigo de Taíla Lemos, investidora pela Corporate Garage

0
shares

*Texto por Taíla Lemos, investidora pela Corporate Garage

A terra é povoada de microrganismos vivendo juntos num complexo ecossistema, dentro e fora do corpo humano. Se o meio ambiente para ser saudável precisa manter sua microbioma equilibrado, nos também precisamos!

Em 2012, quando ainda era sócia da Gentros biotecnologia, começamos  desenvolver serviços baseado emMetagenômica de microbiota, um palavrão ne? Quando tinha que explicar a meu colegas, startupeiros de TI, resumia , é um jeito fance de dizer que tiro DNA de bactéria do cocô, risos. Piadas a parte, na verdade este é um assunto muito sério.  Até 2010 , pouco se sabia do impacto dos microrganismos no nosso corpo, haviam cerca de 5 mil artigos falando sobre microbioma publicados, hoje são mais de 33 mil.

Com o avanço das técnica de sequenciamento, especialmente com o desenvolvimento do sequenciamento de segunda geração, foi possível mapear o microbioma* do corpo humano através de metagenômica**.  Hoje sabemos que o corpo humano possui 100x mais microrganismo do que células no seu corpo,  e estes microrganismo estão relacionados no desenvolvimento de doenças, tais  como diabetes, câncer, obesidade, depressão, etc, intolerâncias alimentares, envelhecimento da pele, alergias, etc.

Duas startups foram pioneiras na área de microbioma, a uBiome, empresa de São Francisco, desenvolve teste genômica para identificar micróbios nocivos e padrões relacionados a doenças, e Enterome, empresa belga, que desenvolve tratamento para doenças intestinais. Atualmente as empresa atuando na área de microbioma esta entre as mais bem investidas, e são consideradas as empresas do futuro da medicina.

Microbioma e genoma 

A uBiome foi pioneira no desenvolvimento de diagnósticos de microbioma, ela seguiu o mesmo modelo da 23andMe, e desenvolve diagnósticos genomicos, já recebeu R$21 milhões de investimento, outros exemplos ao Epibiome, e Microbiome Insights. No Brasil, empresa de diagnostico também estão surgindo, tais como Genotyping, empresa de Botucatu, recentemente investida pela SP Ventures, e a Neoprospecta, investida pela Cventures Primus e Idee. A Ylive, faz diagnostico da microbiota veterinária, e também desenvolve probióticos, a empresa encontra incubada no CIETEC.

Microbioma e Diagnostico clinico

A empresa ARTPred esta desenvolvendo diagnósticos baseados em biomarcadores de microbiota, para prever falhas na implantação de embriões em fertilizações in vitro. No Brasil, a Gentros biotecnologia, desenvolve teste clinico para identificação de eficácia de cosméticos, fármacos e produtos na modulação da microbiota.

Alimentos e suplementos moduladores da microbiota.

A empresa TargEDys que desenvolve produtos que modula a microbiota e reduzem o apetite, recebeu um serie A de U$ 6 milhões . Muitas outras empresas estão desenvolvendo suplementos ou alimentos funcionais que modula a flora com proposito especifico. A startup Kevita , de sucos e chás probióticos foi vendida para a Pepsico por U$200 milhões  no final de 2016, este mercado é um dos que mais cresce no mundo, com a tendência de prevenção versus tratamento. No Brasil, empresas com a pequena Qfir, estão entrando com força neste mercado, e devem ser observadas. O mercado mundial de probiótico em 2016 foi de 64 bilhões de dólares, algumas empresas farmacêuticas estão de olho neste mercado, como a brasileira Farmoquímica, que domina o mercado de probióticos e simbiótico no país.

Não tem como ignorar o impacto que este “bichinhos” fazem na nossa vida nas industrias farmacêuticas, cosméticos e alimentos.  A microbioma veio pra ficar e esta mudando como identificamos, tratamos e prevenimos doenças, como envelhecemos bem saudáveis e ativos. E ai, já cuidou da sua microbiota hoje?

 Nota de rodapé: 

*Metagenômico é  a análise genômica das comunidades de microrganismos de um determinado ambiente por técnicas independentes de cultivo.

** microbiota  é o conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, no caso do corpo humano, este ecossistema pode ser a pela, intestino, cabelo, etc.

Quer ver o seu artigo aqui também? Envie ele para o e-mail artigos@startse.com 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários