4 lições que você pode aprender trabalhando em um lugar inesperado ou que não gosta

Avatar

Por Lucas Bicudo

3 de junho de 2016 às 17:43 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O que você fez ontem e o que você faz hoje certamente determinará o que será de você amanhã. Nem sempre nos encontramos no lugar onde gostaríamos de estar, mas isso não significa que o final da linha chegou. Mesmo nas circunstâncias mais adversas, há o que tirar de aprendizado, afinal, o que realmente importa é a jornada e não o destino final.

Quer ser um empreendedor e criar uma startup altamente inovadora? Só que existe um pequeno detalhezinho chamado contas a pagar e um emprego indesejado? Confira algumas lições que ambientes inesperados podem te trazer quando sua guarda está lá embaixo:

1 – Trabalhe com muita consistência e assertivamente

Deep Patel, autor do livro “The Paperboy”, divide com os leitores 11 princípios de empreendedorismo em sua fábula. A história mostra a trajetória profissional, desde os trabalhos mais simples, até os mais capciosos, de um garoto encarregado pela correspondência em uma empresa. Dentre as lições ensinadas ao longo da narrativa, talvez a que mais se encaixe nesse momento é que ser consistente com seus compromissos dá maior flexibilidade para o resto do seu dia. Resolver o que tem para resolver no tempo que você tem para resolver é nada mais nada menos do que fazer o necessário e esperado. Postergar essas resoluções para fora do tempo demarcado significa atropelar outras atividades do seu dia com uma que já devia estar feita.

2 – Algumas pessoas enxergam lixo enquanto outras veem luxo

Toda a vez que você estiver em uma reunião e os nervos começarem a esquentar, pare, respire e pense se as pessoas que estão ao seu redor possuem a mesma definição de sucesso que você. Ser um palhaço de aniversário é a sua definição de trabalho dos sonhos? Se não, há quem tenha essa ambição. Há quem tenha uma história com palhaços e sobre como animar festas de criança. Nunca crave nada e saiba respeitar os diferentes pontos de vista com os quais é formada uma situação específica.

3 – A primeira impressão é a que fica: sempre transmita positividade

A primeira e a última coisa que as pessoas lembram depois de uma reunião é qual sentimento você despertou nelas. Vendedores são experts nisso, uma vez que seu ofício depende intangivelmente da qualidade da relação com seus clientes. Mesmo que você deteste seu empregador atual, tenha em mente que vivemos em um mundo pequeno e você nunca sabe quando o passado será desenterrado para te atormentar. Plante bem, colha bem.

4 – Faça certo ou faça de novo

Existem duas maneiras para se fazer qualquer coisa: corretamente ou de novo. Pense em um motorista de zamboni, aquelas máquinas que “lixam” os ringues de gelo. Trata-se de uma das profissões mais esquecidas de todas, uma vez que são esses caras que deixam o ringue tinindo para uma partida oficial de hockey, que movimenta muita grana. Mesmo nos bastidores dos bastidores, o cara que dirige um zamboni não pode errar, uma vez que todo um esporte depende dele para ser jogado com fluidez. Não importa onde você esteja, alguém depende de você para alguma coisa – e essa é a lição a ser aprendida aqui. Não faça apenas o correto, mas faça do jeito correto, com comprometimento e consistência.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]