4 lições que você pode absorver das vitórias e derrotas de Roger Federer

Avatar

Por Lucas Bicudo

18 de julho de 2016 às 15:15 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

No começo desse mês rolou o Grand Slam de Wimbledon e Andy Murray sagrou-se bicampeão em cima de Milos Raonic. Esse, por sua vez, teve no meio de sua caminhada ninguém mais, ninguém menos, que o heptacampeão Roger Federer. Mesmo na derrota, a presença de um dos maiores de todos os tempos, com 18 canecos nas costas e mais de US$ 98 milhões recebidos em premiação, já é o suficiente para render belas lições para empreendedores.

Além do que já foi mostrado dentro de quadra, Federer se destaca por reunir um gordo portfólio fora dela. De acordo com o relatório Horrow Sports Ventures’ 2015-2016 POWER 100, o qual foi feito um índice dos atletas mais influentes dentro e fora de suas modalidades, o jogador assme a 18ª posição e rende anualmente US$ 58 milhões de patrocinadores como Wilson, Nike, Rolex, Mercedes-Benz e Gillette.

Confira quatro lições que no sucesso Federer já transbordava, mas agora na derrota ficou evidente:

1 – Não tema o fracasso

Enfrentar o medo impulsiona sempre o que há de melhor em atletas. Durante o aberto de 2011, Federer perdeu nas semis para Novak Djokovic, um de seus maiores rivais. A derrota foi um golpe duro, mas o jogador não deixou se levar e trabalhou para terminar aquele ano na primeira posição do mundo. Dito e feito. Foi considerado o melhor jogador daquela temporada e, em 2012, enfrentou novamente Djokovic para sagrar-se mais uma vez campeão de Wimbledom. Considere todo contratempo como uma oportunidade de se reinventar e trabalhar mais ainda.

2 – Aprenda a se adaptar

A edição de 2003 de Wimbledom foi repleta de novidades para Federer. Ele adaptou seu jogo para o torneio e conseguiu ir adiante na competição após quatro eliminações precoces na primeira fase. Você precisa se adaptar ao cenário que lhe é apresentado e, nos negócios, isso pode significar uma porrada de coisas. Estar ligado e entender que mudanças podem vir para o melhor é chave essencial do negócio.

3 – Foque em suas virtudes

“Enquanto eu estiver fazendo as coisas certas e me mantendo fiel ao meu jogo, tudo faz sentido”, disse o atleta para a mídia depois de uma partida do aberto da Austrália, em 2011. “Se eu estiver apenas errando… bem, aí eu estou em grandes problemas. Tudo se trata em executar bem as jogadas”. Como um empreendedor, você deve focar naquilo que você pode controlar e se tornar um mestre nisso.

4 – Continue relevante

Federer, que comemora seu 35º aniversário esse ano, disse que continuará nas quadras na temporada que vem, mesmo que tenham sido intensificados rumores sobre sua possível aposentadoria. De uma maneira ou de outra, o jogador está constantemente gerando valor para si mesmo. Veja o comercial que fez para a Sunrise Telecommunications, por exemplo. Nele, Federer estava vestido de herói e era caçado por um dinossauro. Por que isso é importante? Mesmo em um ano de lesões e um não tão alto rendimento, o jogador mantém-se na cena, relevante.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]