Não, não foram os spinners que te faliram

Não entre em um mercado querendo vender algo acima do preço, ou você certamente vai quebrar

0
shares

Recentemente tem viralizado pelos grupos do Facebook e do Whatsapp a história do print abaixo, onde uma pessoa relata ter investido 30 mil reais na compra de 1000 spinners, pensando que conseguiria vender rapidamente e faturar alto com o negócio em pouco tempo.

Como pode ver ao ler a história completa, os planos não saíram como deveriam e a pessoa se viu em uma situação onde tem uma mercadoria que não consegue vender, ou pelo menos, não sem levar um grande prejuízo.

Por fim, o autor da postagem original culpa os tais spinners (essa figura logo abaixo) por terem o levado a falência, quando na verdade, o único culpado por tudo isso é ele mesmo, e nesse texto irei explicar algumas lições básicas que você pode tirar dessa história, independente do seu negócio.

Negócios da moda passam

Quantas barraquinhas de paletas mexicanas você conhece em atividade hoje? E FoodTrucks?

Os dois exemplos que citei acima são o que podemos chamar de negócios da moda, ideias de negócios que são super interessantes em um primeiro momento, mas que muitas vezes não possuem uma sustentação no longo prazo, ou que pelo menos, são muito mais difíceis de se manter, do que parecem no começo.

O número de food trucks já caiu pela metade em São Paulo pelo menos, as paletas mexicanas, quase que sumiram, e agora a nova moda são os Spinners.

Vá em qualquer grande centro onde exista comercio ambulante, e tenho certeza de que você consegue encontrar um.

O primeiro erro do autor da postagem foi justamente esse: entrar em um mercado da moda.

Mercados da moda são populosos, quase que verdadeiros oceanos vermelhos, o que significa muita competição e dificuldade de criar um diferencial competitivo.

Falta de pesquisa de mercado

Existem diversos conceitos que envolvem a construção de um negócio, assim, não julgo ninguém por não conhecer todas, porém, existem os conceitos básicos dentre eles a pesquisa de mercado que todas as pessoas devem fazer.

Vamos por exemplo analisar o preço de venda que o autor da postagem queria realizar (R$60,00), em uma rápida pesquisa na internet, podemos ver que é algo muito acima da média praticada no mercado:

Ou seja, mesmo sem sair de casa (algo primordial para uma boa pesquisa de mercado), já era possível perceber que as vendas dificilmente seriam tão simples assim.

Você agora poderia dizer: mas esses são preços da internet, nas ruas é diferente.

Verdade, mas caso continue lendo o relato, verá que ele diz que os concorrentes vendiam os spinners por preços muito similares aos da pesquisa no Google.

Colocar todos os ovos em uma única cesta

Elon Musk é um dos empreendedores que mais admiro, após vender sua participação no Paypal, ele usou todo o dinheiro que ganhou para abrir novas empresas e teve que durante um tempo, contar com a ajuda de amigos para ter onde morar.

É verdade que essa estratégia se mostrou vencedora para ele (após muito tempo e quase ter quebrado várias vezes), mas vamos ser sinceros: você provavelmente não é o Elon Musk.

Por mais que eu acredite que se você não está disposto a colocar o seu dinheiro em um negócio, você nunca deveria ir atrás do dinheiro dos outros, colocar todo o seu dinheiro de uma única vez, é normalmente uma má ideia.

Não assumir os erros

Por fim, a lição mais importante que é possível retirar da história é a incapacidade (ao menos na postagem) do autor do post original de assumir os próprios erros.

Ele terceiriza a culpa para o produto (que ele mesmo escolheu), sendo que ninguém além dele mesmo é responsável pelo fracasso do negócio.

Mas e você? Quais lições consegue tirar dessa história toda?

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários