3 erros comuns de empreendedores e como evitá-los

São erros simples e que, aparentemente, não podem prejudicar seu negócio ? mas eles podem ser fatais

Avatar

Por Júlia Miozzo

26 de fevereiro de 2016 às 13:03 - Atualizado há 4 anos

Um dos medos de abrir o próprio negócio é que o investimento acabe se tornando um desperdício de dinheiro caso o negócio não seja bem sucedido. E mesmo que as chances de sucesso não sejam tão altas, normalmente startups não dão certos por erro de empreendedores.

Por exemplo, muitos têm a impressão de que ter mais funcionários pode ser uma boa ideia, quando isso pode ser fatal para o negócio. São erros simples e que, aparentemente, não podem prejudicar seu negócio – mas eles podem ser fatais.

O Inc separou os três principais erros de empreendedores. Confira:

1. Ter muita confiança em seu produto
Muitos especialistas concordam nesse ponto: um dos principais motivos pelos quais negócios dão errado é porque não oferecem o que as pessoas estão procurando – ou então porque oferecem o que ninguém deseja.

A principal ideia do empreendedorismo é ser único e, nessa tentativa, empreendedores podem acabar com ideias absurdas que não geram interesse. Nesse caso, a melhor solução é fazer uma pesquisa de mercado para você entender como as pessoas reagem à sua ideia. Você precisa estar pronto para receber críticas e saber melhorar o seu produto.

Pesquisas online e fóruns de debate na internet são boas maneiras de fazer essa pesquisa sem gastar muito dinheiro.

2. Não ter um apoio
Independente do quão bom você é no que faz, você vai precisar de ajuda se quiser ser bem sucedido. Uma das razões pelas quais você precisa de assistência é o fato de se sentir esgotado e cansado no início, a fase mais difícil. E esse também é um motivo pelos quais as startups encontram problemas em ser bem sucedidas: os fundadores se cansam de trabalhar tanto.

Ser o único dono pode ser tentador, mas estatisticamente as chances de sucesso aumentam em 30% se você tem um cofundador para te ajudar. Você deve ter ao seu lado alguém com o mesmo entusiasmo e interesses.

3. Ter a equipe errada
O erro mais comum de startups é contratar equipes que não se encaixam no trabalho. São cerca de 23% os empreendedores que acreditam que seus negócios faliram por conta de uma equipe incompetente ou incapaz.

Na maioria dos casos, essa contratação errada acontece por conta de uma falta de recursos para lidar com salários mais altos. Se esse for o seu caso, não contrate ninguém apenas porque precisa completar assentos vazios e contrate somente profissionais que querem aprender e entender seu negócio.