3 dicas que ajudarão seu negócio a ficar longe de problemas financeiros

Avatar

Por Lucas Bicudo

31 de Maio de 2016 às 17:19 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Garantir financiamento é um dos maiores desafios que qualquer marca pode ter e requer um amontoado considerável de planejamento e expertise.

O grande valor por detrás disso é a manutenção do suporte inicial para uma parceria de longo termo, transformando uma pequena faísca em um respeitável fogaréu.

Chega um momento em que uma companhia cresce tanto que é impossível ela voltar a vender sua ideia original. É necessário que se mapeie novamente todos os pingos nos “I”  de seu modelo de negócios, em ordem de criar um plano concreto de finanças a longo prazo.

Confira 3 dicas valiosas que ajudarão empreendedores a manterem-se longes de problemas financeiros:

1 – Desenvolva uma visão clara de lucratividade

É importante que você desenvolva princípios financeiros capazes de governar toda a entrada e saída de caixa de seu negócio. Se você está procurando capital através de financiamento, você precisa demonstrar como o dinheiro retornará para seus investidores e detalhar exatamente qual a solidez do seu plano de negócios.

Quando você se envolve com qualquer tipo de private equity ou financiamento de risco, “erguer um negócio” já não é mais detalhe suficiente para construir um plano financeiro promissor para seus investidores. Parte de manter tudo em ordem é desenvolver uma comunicação clara e assertiva com quem está depositando dinheiro em seu negócio. Transparência irá garantir que você se torne um investimento de valor aos olhos dos outros.

2 – Trabalhe sempre pensando em seus investidores

Sua própria renda é fundamental, mas é igualmente importante pensar criticamente sobre o sucesso de seus investidores e parceiros. Esses caras são os que estão sustentando o seu crescimento e é um sinal de boa fé tomar as decisões de seu negócio pensando neles. Ajudar seus parceiros frequentemente te permite abrir um canal de ajuda no futuro

3 – Contrate certo, delegue certo

Contratempos são difíceis de se admitir, mas autoconhecimento talvez seja a maior virtude que um empreendedor encarregado do futuro financeiro de uma companhia pode ter. Limite é limite e você precisa conhecer todos os seus. Experiências e conhecimentos dos outros são muitas vezes a melhor maneira de evitar desperdiçar oportunidades financeiras importantes, às vezes despercebidas por excesso de tarefas.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]