3 dicas para quem tem problemas em reter clientes
Por Lucas Bicudo
2 de setembro de 2016 às 18:30 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Você é agora um empreendedor e está entrando no campo de captação de clientes. A primeira visita pode sempre parecer interessante, mas a partir dali é que o bicho pega. Como reter esses clientes? Como criar engajamento e lealdade ao seu produto ou serviço? Sabemos que para ter um bom retorno sobre investimento, o cliente deve voltar e deve trazer pessoas consigo. Confira 3 dicas para se relacionar efetivamente com seus clientes.
1 – Não atire para todos os lados rezando que dê certo
Se você já captou clientes, quer dizer que você sabe o mínimo deles, de onde vieram – sites parceiros, redes sociais, mecanismos de pesquisa – e o que os motivaram. Empreendedores em estágio inicial possuem a tendência de enviarem o mesmo e-mail para toda sua base, com o mesmo teor, mesma oferta e os mesmos dizeres. Se você tem os dados de como e quem acessou seu site, por que não personalizar essas mensagens, de modo que elas atinjam diretamente nichos específicos diagnosticados por você? Fale diretamente com cada tipo de cliente, engaje-os baseado naquilo que procuram. O quanto mais você direcionar sua comunicação com o cliente, mais você aprende sobre eles e mais pode prover. O que nos leva para a segunda dica. Dar para receber.
2 – Dê mais para receber mais
Dê um passo adiante e assegure que sua oferta, negócio ou call to action está bem personalizado para seu segmento. Apenas oferecer um preço baixo de produto não vai reter clientes a longo prazo. Você não compra clientes, você os conquista. É preciso que você dê razões para que essas pessoas acreditem no que você está fazendo. Para isso, trate-as individualmente, com atenção especial. Dê o diferencial para receber a atenção devida. Clientes geralmente são motivados por duas coisas: reconhecimento e compensações. Ofereça mais que um preço baixo, ofereça engajamento e premiações a longo prazo. Um bom lugar para começar a entender como isso funciona é perguntando o porquê seu cliente está acessando seu produto. É por escolha? Por conveniência? É uma comunidade? Um tratamento exclusivo? Você precisa saber, sobretudo, o que seus clientes valorizam, para assim você dar mais e consequentemente reter e receber mais. Isso gera lealdade.
3 – Pode parecer obvio, mas entregue um conteúdo de qualidade sobretudo
Você precisa saber, sobretudo, o que seus clientes valorizam, para assim você dar mais e consequentemente reter e receber mais. Isso gera lealdade. Repito essa frase, pois ela explica bem essa terceira dica. Você apenas irá aprender o que seu cliente valoriza se produzir um bom conteúdo capaz de mapear as necessidades de cada indivíduo. Seja leal, autêntico, sério e nunca falhe na comunicação com o cliente. Se ele não se sentir seguro com o que você está propondo, a confiança vai por água abaixo, o que quebra toda a estrutura de seu negócio.
Resumidamente, aprenda quem é seu cliente, trate-o de acordo com o que ele carece e merece e construa uma relação de reconhecimento e compensação.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários