3 dicas para quem tem problemas em reter clientes

Avatar

Por Lucas Bicudo

2 de setembro de 2016 às 18:30 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Você é agora um empreendedor e está entrando no campo de captação de clientes. A primeira visita pode sempre parecer interessante, mas a partir dali é que o bicho pega. Como reter esses clientes? Como criar engajamento e lealdade ao seu produto ou serviço? Sabemos que para ter um bom retorno sobre investimento, o cliente deve voltar e deve trazer pessoas consigo. Confira 3 dicas para se relacionar efetivamente com seus clientes.

1 – Não atire para todos os lados rezando que dê certo

Se você já captou clientes, quer dizer que você sabe o mínimo deles, de onde vieram – sites parceiros, redes sociais, mecanismos de pesquisa – e o que os motivaram. Empreendedores em estágio inicial possuem a tendência de enviarem o mesmo e-mail para toda sua base, com o mesmo teor, mesma oferta e os mesmos dizeres. Se você tem os dados de como e quem acessou seu site, por que não personalizar essas mensagens, de modo que elas atinjam diretamente nichos específicos diagnosticados por você? Fale diretamente com cada tipo de cliente, engaje-os baseado naquilo que procuram. O quanto mais você direcionar sua comunicação com o cliente, mais você aprende sobre eles e mais pode prover. O que nos leva para a segunda dica. Dar para receber.

2 – Dê mais para receber mais

Dê um passo adiante e assegure que sua oferta, negócio ou call to action está bem personalizado para seu segmento. Apenas oferecer um preço baixo de produto não vai reter clientes a longo prazo. Você não compra clientes, você os conquista. É preciso que você dê razões para que essas pessoas acreditem no que você está fazendo. Para isso, trate-as individualmente, com atenção especial. Dê o diferencial para receber a atenção devida. Clientes geralmente são motivados por duas coisas: reconhecimento e compensações. Ofereça mais que um preço baixo, ofereça engajamento e premiações a longo prazo. Um bom lugar para começar a entender como isso funciona é perguntando o porquê seu cliente está acessando seu produto. É por escolha? Por conveniência? É uma comunidade? Um tratamento exclusivo? Você precisa saber, sobretudo, o que seus clientes valorizam, para assim você dar mais e consequentemente reter e receber mais. Isso gera lealdade.

3 – Pode parecer obvio, mas entregue um conteúdo de qualidade sobretudo

Você precisa saber, sobretudo, o que seus clientes valorizam, para assim você dar mais e consequentemente reter e receber mais. Isso gera lealdade. Repito essa frase, pois ela explica bem essa terceira dica. Você apenas irá aprender o que seu cliente valoriza se produzir um bom conteúdo capaz de mapear as necessidades de cada indivíduo. Seja leal, autêntico, sério e nunca falhe na comunicação com o cliente. Se ele não se sentir seguro com o que você está propondo, a confiança vai por água abaixo, o que quebra toda a estrutura de seu negócio.

Resumidamente, aprenda quem é seu cliente, trate-o de acordo com o que ele carece e merece e construa uma relação de reconhecimento e compensação.

(via Entrepreneur)

[php snippet=5]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!