20 coisas que verdadeiros líderes fazem todos os dias

Avatar

Por Lucas Bicudo

23 de fevereiro de 2016 às 13:04 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Pense no melhor chefe que você já teve na vida. Talvez você seja um sortudo e estejamos falando da pessoa que te lidera atualmente, ou talvez seja alguém que faz parte do seu passado, que tenha te moldado o suficiente para tornar-se inesquecível.

De uma maneira ou de outra, sendo ele ou ela, no agora ou no passado, há a possibilidade de se traçar um perfil para entender o porquê essa pessoa destaca-se das demais em ocasiões do dia-a-dia, desde as mais simples, até as mais complexas.

Aqui vai uma listinha do site Business Insider mapeando alguns tipos de atitudes que grandes líderes assumem e às vezes passam despercebidas:

1 – Eles dividem suas visões

A coisa mais importante que um/uma líder pode fazer pelo seu time é muni-lo com uma visão, um objetivo digno de seu tempo. Nem sempre é possível que essa pessoa participe de toda a agenda e organização da operação, mas que ela efetivamente estará presente para nortear todos aqueles que estão ao seu redor e são de confiança, ela estará.

2 – Eles desenvolvem expertise

O que há de mais irritante do que trabalhar para um chefe que não entende, de fato, a área em que está atuando? Nesse caso é o tipo de líder que veste a camisa da autoridade e faz as coisas como bem entende, afinal, não conhece e nem está próximo do desenvolvimento de todas as etapas de produção da atividade em que está empreendendo. Este líder também não precisa saber tudo, mas que sempre esteja atento à competência, não somente de todos os seus funcionários, mas como a sua própria.

3 – Eles respeitam o tempo de cada um

Grandes líderes quase não possuem tolerância para reuniões entediantes e desnecessárias, além de fazer média aqui e acolá. Isso porque eles entendem que seus funcionários precisam estar motivados tanto quanto ele, se não mais. Portanto faz parte da consciência de liderança respeitar o tempo de cada um, assim como o seu próprio, a fim de maximizar no mínimo de tempo possível o potencial de todos dentro do time.

4 – Eles marcam prioridades

Quando você tenta focar em tudo, você não está focando em nada. Um/uma líder inteligente entende isso e deve ter a percepção de onde seu time está caminhando, para assim definir suas prioridades e manejar de maneira mais eficiente o tempo de todos.

5 – Eles dividem informações

Alguns chefes não dividem de maneira correta toda a informação que lhe é trazida. Talvez pelo fato de que a superexposição pode significar vulnerabilidade quando todos estão a par dos fatos. Claro que há de se concordar que existe tempo para tudo, mas o quão mais um/uma líder possa ser transparente em relação ao seu time, mais respeito irá ganhar daqueles que o/a seguem.

6 – Eles tomam decisões firmes

Confiança no seu taco. Todo líder tem que ser confiante para tomar decisões que nem todos estão dispostos a dar. É isso que precisa ser dito nesse item.

7 – Eles sabem elogiar

As pessoas procuram sempre por feedbacks de seus trabalhos. Grandes líderes fazem questão de dá-los da melhor maneira possível, sejam eles em um papo direto ou expondo-os como um aprendizado para os demais.

8 – Eles demonstram empatia

Grandes líderes são capazes de ver as coisas através dos olhos de outras pessoas, principalmente de seus funcionários. Claro que isso não significa que eles irão invadir a privacidade de cada um, mas sim que eles estão preocupados a respeito do bem estar de suas equipes em múltiplas camadas de profundidade.

9 – Eles agradecem

Construir uma cultura de gratidão começa pelo topo. Se um/uma líder não tem a capacidade de mostrar gratidão por todos aqueles que estão ao seu redor, como você espera que qualquer um tenha esse tipo de atitude?

10 – Eles conseguem manejar que todos trabalhem juntos

Um/uma grande líder reconhece os talentos individuais de cada membro de seu time. É dever de cada um nessa posição criar uma maneira em que o trabalho individual de cada um seja maximizado pelo conjunto da obra.

11 – Eles questionam de maneira inteligente

Líderes perspicazes fazem questão de checar mais de uma vez determinados tipos de suposições. Isso os impõe a sensação de estarem conscientes de tudo que está rolando no ambiente de trabalho e assim sempre terem o poder de reivindicação quando observam que algo está errado.

12 – Eles possuem respeito pela vida particular das pessoas

Faz parte de uma liderança reconhecer que pessoas são apenas… pessoas. O trabalho sempre surgirá como uma prioridade, mas isso não significa que isso seja a única coisa de suas vidas. Grandes líderes reconhecem que seus funcionários possuem esposas/maridos, crianças e amigos com os quais precisam se preocupar, além de ambições pessoais.

13 – Eles contratam visando o futuro

Às vezes o papel mais importante de todos para um/uma líder é a construção de sua equipe, de seu círculo de confiança. Apenas depois disso que poderão ser seguidas todas as outras dicas dessa lista.

14 – Eles aceitam o sentimento de culpa

Éticos líderes aceitam o sentimento de culpa baseado em suas falhas. Talvez eles possam até não concordar em gênero, número e grau, mas eles aceitam. E mais do que isso, grandes líderes dão a cara para bater em nome de suas equipes, para assim diagnosticar o erro e ter a possibilidade de guiar todos rumo a um caminho diferente, sem que ninguém seja desproporcionalmente prejudicado.

15 – Eles possuem um senso de humor

Quer queira, quer não, a vida é hilária. Seu chefe não precisa necessariamente ser um comediante, mas que ele/ela devem possuir bom humor, eles devem, já que o reconhecimento da crise de hoje torna-se a piada de amanhã.

 

16 – Eles se comunicam efetivamente

Sem choros, sem reclamações, sem conversas pela tangente. Grandes líderes procuram e acham as palavras exatas para demonstrar o que eles querem.

17 – Eles são um ótimo modelo de ética

Freqüentemente pode-se dizer que temos mais progresso quando pedimos perdão do que quando pedimos permissão. Mas dentro desse jogo há regras, normas sociais e aquela educação básica que vem de casa. Líderes a serem seguidos entendem isso e fazem questão de manterem-se dentro da dança, além de ensinar o ritmo para todos.

18 – Eles celebram vitórias

Ninguém gosta de líderes que pensam que a recompensa por um trabalho bem feito é fazer mais e mais. A liderança está no reconhecimento das mais simples vitórias, até as mais importantes.

19 – Eles demandam excelência

Sério mesmo, quem quer trabalhar para alguém que estabelece a normalidade e simplicidade como futuro?

20 – Eles passam a tocha adiante e produzem outros líderes

Por fim, grandes líderes não querem apenas grandes seguidores. Grandes líderes possuem sempre o instinto de produzirem outros grandes líderes, de passar a tocha adiante.