20 coisas que verdadeiros líderes fazem todos os dias
Por Lucas Bicudo
23 de fevereiro de 2016 às 13:04 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Pense no melhor chefe que você já teve na vida. Talvez você seja um sortudo e estejamos falando da pessoa que te lidera atualmente, ou talvez seja alguém que faz parte do seu passado, que tenha te moldado o suficiente para tornar-se inesquecível.
De uma maneira ou de outra, sendo ele ou ela, no agora ou no passado, há a possibilidade de se traçar um perfil para entender o porquê essa pessoa destaca-se das demais em ocasiões do dia-a-dia, desde as mais simples, até as mais complexas.
Aqui vai uma listinha do site Business Insider mapeando alguns tipos de atitudes que grandes líderes assumem e às vezes passam despercebidas:
1 – Eles dividem suas visões
A coisa mais importante que um/uma líder pode fazer pelo seu time é muni-lo com uma visão, um objetivo digno de seu tempo. Nem sempre é possível que essa pessoa participe de toda a agenda e organização da operação, mas que ela efetivamente estará presente para nortear todos aqueles que estão ao seu redor e são de confiança, ela estará.
2 – Eles desenvolvem expertise
O que há de mais irritante do que trabalhar para um chefe que não entende, de fato, a área em que está atuando? Nesse caso é o tipo de líder que veste a camisa da autoridade e faz as coisas como bem entende, afinal, não conhece e nem está próximo do desenvolvimento de todas as etapas de produção da atividade em que está empreendendo. Este líder também não precisa saber tudo, mas que sempre esteja atento à competência, não somente de todos os seus funcionários, mas como a sua própria.
3 – Eles respeitam o tempo de cada um
Grandes líderes quase não possuem tolerância para reuniões entediantes e desnecessárias, além de fazer média aqui e acolá. Isso porque eles entendem que seus funcionários precisam estar motivados tanto quanto ele, se não mais. Portanto faz parte da consciência de liderança respeitar o tempo de cada um, assim como o seu próprio, a fim de maximizar no mínimo de tempo possível o potencial de todos dentro do time.
4 – Eles marcam prioridades
Quando você tenta focar em tudo, você não está focando em nada. Um/uma líder inteligente entende isso e deve ter a percepção de onde seu time está caminhando, para assim definir suas prioridades e manejar de maneira mais eficiente o tempo de todos.
5 – Eles dividem informações
Alguns chefes não dividem de maneira correta toda a informação que lhe é trazida. Talvez pelo fato de que a superexposição pode significar vulnerabilidade quando todos estão a par dos fatos. Claro que há de se concordar que existe tempo para tudo, mas o quão mais um/uma líder possa ser transparente em relação ao seu time, mais respeito irá ganhar daqueles que o/a seguem.
6 – Eles tomam decisões firmes
Confiança no seu taco. Todo líder tem que ser confiante para tomar decisões que nem todos estão dispostos a dar. É isso que precisa ser dito nesse item.
7 – Eles sabem elogiar
As pessoas procuram sempre por feedbacks de seus trabalhos. Grandes líderes fazem questão de dá-los da melhor maneira possível, sejam eles em um papo direto ou expondo-os como um aprendizado para os demais.
8 – Eles demonstram empatia
Grandes líderes são capazes de ver as coisas através dos olhos de outras pessoas, principalmente de seus funcionários. Claro que isso não significa que eles irão invadir a privacidade de cada um, mas sim que eles estão preocupados a respeito do bem estar de suas equipes em múltiplas camadas de profundidade.
9 – Eles agradecem
Construir uma cultura de gratidão começa pelo topo. Se um/uma líder não tem a capacidade de mostrar gratidão por todos aqueles que estão ao seu redor, como você espera que qualquer um tenha esse tipo de atitude?
10 – Eles conseguem manejar que todos trabalhem juntos
Um/uma grande líder reconhece os talentos individuais de cada membro de seu time. É dever de cada um nessa posição criar uma maneira em que o trabalho individual de cada um seja maximizado pelo conjunto da obra.
11 – Eles questionam de maneira inteligente
Líderes perspicazes fazem questão de checar mais de uma vez determinados tipos de suposições. Isso os impõe a sensação de estarem conscientes de tudo que está rolando no ambiente de trabalho e assim sempre terem o poder de reivindicação quando observam que algo está errado.
12 – Eles possuem respeito pela vida particular das pessoas
Faz parte de uma liderança reconhecer que pessoas são apenas… pessoas. O trabalho sempre surgirá como uma prioridade, mas isso não significa que isso seja a única coisa de suas vidas. Grandes líderes reconhecem que seus funcionários possuem esposas/maridos, crianças e amigos com os quais precisam se preocupar, além de ambições pessoais.
13 – Eles contratam visando o futuro
Às vezes o papel mais importante de todos para um/uma líder é a construção de sua equipe, de seu círculo de confiança. Apenas depois disso que poderão ser seguidas todas as outras dicas dessa lista.
14 – Eles aceitam o sentimento de culpa
Éticos líderes aceitam o sentimento de culpa baseado em suas falhas. Talvez eles possam até não concordar em gênero, número e grau, mas eles aceitam. E mais do que isso, grandes líderes dão a cara para bater em nome de suas equipes, para assim diagnosticar o erro e ter a possibilidade de guiar todos rumo a um caminho diferente, sem que ninguém seja desproporcionalmente prejudicado.
15 – Eles possuem um senso de humor
Quer queira, quer não, a vida é hilária. Seu chefe não precisa necessariamente ser um comediante, mas que ele/ela devem possuir bom humor, eles devem, já que o reconhecimento da crise de hoje torna-se a piada de amanhã.
16 – Eles se comunicam efetivamente
Sem choros, sem reclamações, sem conversas pela tangente. Grandes líderes procuram e acham as palavras exatas para demonstrar o que eles querem.
17 – Eles são um ótimo modelo de ética
Freqüentemente pode-se dizer que temos mais progresso quando pedimos perdão do que quando pedimos permissão. Mas dentro desse jogo há regras, normas sociais e aquela educação básica que vem de casa. Líderes a serem seguidos entendem isso e fazem questão de manterem-se dentro da dança, além de ensinar o ritmo para todos.
18 – Eles celebram vitórias
Ninguém gosta de líderes que pensam que a recompensa por um trabalho bem feito é fazer mais e mais. A liderança está no reconhecimento das mais simples vitórias, até as mais importantes.
19 – Eles demandam excelência
Sério mesmo, quem quer trabalhar para alguém que estabelece a normalidade e simplicidade como futuro?
20 – Eles passam a tocha adiante e produzem outros líderes
Por fim, grandes líderes não querem apenas grandes seguidores. Grandes líderes possuem sempre o instinto de produzirem outros grandes líderes, de passar a tocha adiante.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários