13 startups fundadas por ex-funcionários da Apple (algumas já são gigantes)

Avatar

Por Júlia Miozzo

30 de junho de 2015 às 09:47 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

SÃO PAULO – Embora seja cliché dizer que a Apple é a empresa com as pessoas mais talentosas do mundo, ex-funcionários da empresa mostram, cada vez mais, que isso pode ser verdade.

Após deixarem a Apple, muitos deles fundaram empresas que se destacam no mercado de tecnologia e por sua inovação, como o LinkedIn, o aplicativo Path e o sistema operacional Android.

Confira as empresas fundadas por ex-funcionários da Apple, segundo o Business Insider:

Trip Hawkins – Electronic Arts
A Electronic Arts, a famosa EA Games, foi fundada em 1982 por Trip Hawkins, ex-diretor de marketing da Apple. Outros funcionários da Apple também ajudaram a fundar a, hoje, maior empresa de videogames do mundo, como Dave Evans e Pat Marriott.

Andy Rubin – Android
Hoje a maior rival da Apple nos celulares, o Android foi fundado por um ex-funcionário da empresa, Andy Rubin. Ele trabalhou na Apple no início dos anos 90 e, quando fundou o Android, foi acusado de ter “se inspirado demais” na Apple. Andy deixou o Google – que comprou o Android – em outubro de 2014 para fundar sua própria empresa de venture capital.

Tony Fadell – Nest Labs
O fundador da startup é o mesmo que criou o iPod – e revolucionou o conceito de música. Tony Fadell deixou a empresa em 2008 e, em 2012, fundou a Nest Labs. No ano passado, a empresa foi comprada por US$ 3,2 bilhões pelo Google.

Ron Johnson – Enjoy
A startup é uma plataforma de compras que vende eletrônicos de última geração. O ponto crucial da empresa, entretanto, é que se destaca por sua equipe de especialistas, que entregam e ajustam o aparelho para o consumidor. Fundada pelo ex-presidente de varejo da Apple, Ron Johnson, também é possível a startup também oferece sessões com especialistas para aprender a usar aparelhos ou resolver problemas.

Michael Grothaus – SITU
Antes estrategista de vendas da Apple, Michael Grothaus criou a escala SITU para contar quantas calorias consumia normalmente. Ela é capaz de pesar sua comida em termos de calorias e nutrientes.

Bertrand Serlet – Upthere
Bertrand Serlet é uma das pessoas por trás do sistema operacional dos computadores Mac – e considerado um dos gênios da empresa. Ele deixou a Apple em 2011 e, desde então, vêm trabalhando com outros ex-funcionários da Apple em uma startup chamada Upthere, que oferece um sistema operacional em nuvem que promete mudar a maneira como as pessoas armazenam seus arquivos.

Dave Morin – Path
Dave Morin já trabalhou no Facebook, como um dos funcionários da iniciativa Facebook Connect, e também em marketing na Apple, para então fundar a Path, startup que cria uma rede social mais íntima e um serviço de mensagens instantâneas.

Evan Doll – Flipboard
O aplicativo que transforma o feed de notícias sociais em uma revista foi criado pelo ex-engenheiro de software sênior da Apple, Evan Doll. Recentemente, entretanto, a própria Apple anunciou que está lançando o Apple News, concorrente do Flipboard, a ser lançado junto com o iOS 9.

Rahul Dewan – Duet Display
Criada por Rahul Dewan, engenheiro que trabalhou na Apple nas equipes de Mac e iPad, a startup permite que o iPad seja usado como uma segunda tela de computador, seja Mac ou não.

Soren Macbeth – Stocktwits
A startup é uma plataforma em que operadores de ação podem compartilhar notícias de investimentos entre si em tempo real. Seu fundador Soren Macbeth, era analista de segurança da Apple no início dos anos 2000.

Reid Hoffman – LinkedIn
O fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, trabalhou como arquiteto de experiência do usuário na Apple aguns anos antes.

Matt Micinisss – Inkling
Matt Macinniss trabalhou na Apple por cerca de sete anos e, em 2009, deixou a empresa para fundar a Inkling. A startup de educação oferece plataformas alternativas para publicar livros e textos digitais.

Marc Benioff – Salesforce.com
O fundador e CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, passou um verão programando para a Apple nos anos 1980. Embora tenha sido pouco tempo, ele atribui à Apple o fato de ter se descoberto um empreendedor.