As 5 coisas que líderes devem fazer, segundo Henry Ford

É importante ter em mente que ser empreendedor não significa que você também pode controlar uma equipe de funcionários ou até mesmo o próprio negócio

0
shares

SÃO PAULO – O que melhor do que os conselhos de um líder para os líderes? Henry Ford é sempre citado como um dos maiores exemplos de empreendedores da história, após deixar o cargo de chefe de engenharia na Edison Illuminating Company’s para focar na produção automobilística.

Não somente um empreendedor, Ford também tinha habilidades surpreendentes de liderança. É importante ter em mente que ser empreendedor não significa que você também pode controlar uma equipe de funcionários ou até mesmo o próprio negócio. Ser líder demanda características como autoridade e compaixão, força e suavidade e senso de recompensa.

Pensando nisso, o Entrepreneur selecionou as cinco principais características de empreendedores, junto de citações de Henry Ford.

Confira:

1. Escutar

“Se existe um segredo para o sucesso, ele está na habilidade de entender o ponto de vista das outras pessoas e ver as coisas tanto de seu próprio ângulo quanto do próximo”.

Ser líder implica ter de escutar mais do que falar. A real qualidade de um líder é saber parar para ouvir o lado da história de outras pessoas, entender sua perspectiva e não se prender à própria noção do que é certo.

Isso não significa que o próximo sempre estará certo, mas escutar é a única maneira de saber.

2. Avaliar

“Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre”.

Verdadeiros líderes avaliam todos os aspectos de seu negócio, desde as atividades diárias até sua equipe, produtos e tempo. E embora dinheiro seja necessário para manter o negócio – e sobreviver -, pensar apenas nele não levará às melhores decisões para o negócio e a equipe.

Saber medir quais áreas são eficientes e quais não são faz parte do trabalho de um líder, além de confrontar decisões monetárias com outros critérios.

3. Melhorar e fazer

“Você não pode construir uma reputação baseada no que vai fazer”.

Após a avaliação ser feita, é preciso saber quais áreas podem ter melhorias. Quando os líderes identificam maneiras melhores de fazer as coisas, eles agem – é um ciclo: avaliação, melhorias, ação.

Entretanto, aplicar o ciclo somente em seu negócio não é suficiente. É preciso saber aplicar também em si mesmo, melhorando suas habilidades e características.

4. Esperar

“Qualidade significa fazer correto quando ninguém está olhando”.

Líderes possuem expectativas altas não só de outras pessoas, mas também de si mesmos – até mais do que os outros. E, por isso, lideram não por ameaça, mas sendo um exemplo.

Eles também sabem que, muitas vezes, sua equipe não será capaz de alcançar as expectativas necessárias e ele precisará fazer algo, decisões não baseadas em emoções pessoais, mas para o bem do time – e que essas mudanças e decisões são necessárias.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Tags

Comentários